Logo 5 2017

 

Menu

SETEMBRO CHEGOU E COM ELE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO!

  • Escrito por Prefeitura de Santo André
 
É TEMPO DE FALAR SOBRE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA! FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO!!

Iniciada no Brasil em 2015, por iniciativa do Conselho Federal de Medicina Associação Brasileira de Psiquiatria e o Centro de Valorização da Vida – CVV a Campanha Setembro Amarelo foi idealizada para conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar as pessoas a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A campanha acontece por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e pela ampla divulgação de informações como palestras, rodas de conversa, entrevistas com o objetivo de divulgar o tema.

A Organização Mundial da Saúde instituiu o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio na data de 10 de setembro, lembrando que, 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser prevenidos, por estarem relacionados a sofrimentos psíquicos.

O município de Santo André, em parceria com o CVV Santo André, aderiu à Campanha desde 2017 e a cada ano vem ampliando as ações de sensibilização e
conscientização da população, não só no mês de setembro, mas de forma mais intensa e assertiva neste período.

Em abril de 2019 o Governo Federal publicou a lei que instituiu o Plano Nacional de Prevenção da automutilação e prevenção do suicídio, e em virtude disto a administração andreense tomou a iniciativa de elaborar Projeto de Lei para instituição do Plano Municipal de Valorização da Vida. Entre os dispositivos previstos no Projeto de Lei a Campanha Setembro Amarelo fará parte do calendário oficial do município.

Além da iniciativa da formulação do Projeto de Lei, o município terá ampla agenda de atividades para alcançar o maior número de pessoas. Veja a seguir(programação sujeita a alteração):

3º FÓRUM DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DE SANTO ANDRÉ
Data: 06/09/2019 – 6ª feira
Horário: das 13h30min às 17h (mesa de abertura às 14h)
Local: Teatro Municipal de Santo André – Praça IV Centenário - Centro

1ª palestra: SUICÍDIO: CUIDADO, ACOLHIMENTO E ESCUTA
Palestrante: THAIS REGINA GOMES DE ARAUJO, Psicóloga graduada pela UNESP, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP, pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP. Preceptora de Educação Permanente na SPDM/PAIS, atuando na região de Vila Prudente/Sapopemba - São Paulo/SP.

2ª palestra: PREVENÇÃO: O RESGATE DA FALA
Palestrante: DRA. MARGARETH ARRILHA Psicóloga formada pela USP, psicanalista , mestre em Psicologia Social pela PUC - SP , doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista na área de gênero e políticas públicas, foi assessora Regional de Agencia das Nações Unidas, vivendo no México de 2001 a 2005. Atualmente é pesquisadora do NEPO / Núcleo de Estudos de População da Unicamp, e atende clinicamente em Jundiaí e São Paulo.

3ª palestra: CUIDADO HUMANIZADO NAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO NO CAMPO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Palestrantes: DR. GABRIEL PARMEZANO ROSANO especializando em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo, Médico do SAMU Santo André

4ª palestra: VALORIZAÇÃO DA VIDA
Palestrante: MÔNICA QUIRINO, voluntária do CVV e coordenadora do CVV COMUNIDADE no Estado de SP Inscrições: www.santoandre.sp.gov.br/forumsetembroamarelo

RODA DE CONVERSA: SUICÍDIO - PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO
Data: 11/09/2019 – 4ª feira
Horário: 9 horas
Local: CRAS VILA LUZITA – Estrada do Pedroso, 236
Palestrante: Milton Minoru Kagohara – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida

1ª CAMINHADA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
Data: 14/09/2019 – sábado
Horário: 10h - concentração na Praça Embaixador Pedro de Toledo (Largo da Estátua)
11h - Ato oficial na concha acústica da Praça do Carmo

SETEMBRO AMARELO - PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO
Data: 16 e 23/09/2019 – 2ª feira
Horário: 10 horas
Local: Unidade de Saúde Jardim Carla - Rua José de Alencar - Condomínio Maracanã
Realização: Unidade de Saúde Jardim Carla e CRAS Marek

SEMINÁRIO - A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DA RELIGIOSIDADE NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Data: 17/09/2019 – 3ª feira
Horário: 19 horas
Local: Salão Roberto Burle Marx – Praça IV Centenário, 01 – 9º andar - Centro
Realização: Fórum Inter-religioso
Apoio: Prefeitura de Santo André

1ª palestra: A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DA RELIGIOSIDADE NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Palestrante: EDSON DE JESUS SARDANO, Membro do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. Espírita desde o berço, nascido em Santo André, autor do livro “Adolescer – verbo transitório’’, voltado a jovens pais e educadores, tratando de temas como sexo, drogas e violência, em sua 3ª edição. Coronel da reserva, da Policia Militar do Estado de S. Paulo, bacharel em direito, pós-graduado em filosofia do direito e professor universitário. Foi conselheiro dos direitos da criança e do adolescente, e da Federação das Entidades Assistenciais de S. André (FEASA). Vereador por dois mandatos 2013-2016 e 2017-2020, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Segurança Cidadã do Município de Santo André

2ª palestra: A PREVENÇÃO ISLÂMICA CONTRA O SUICÍDIO
Palestrante: SHEIK JIHAD HASSAN HAMMADEH Presidente do CALCEE – Centro Árabe-Latino de Cultura e Estudos Estratégicos Presidente do ICP- Instituto Cinco Pilares, Vice-Presidente da UNI- União Nacional das Entidades Islâmicas Membro do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil Consultor sobre Islam para vários meios de comunicação, sobre diversos assuntos ligados à religião, cultura e à história islâmicas, como também, sobre conflitos no Oriente Médio, refugiados e direitos humanos.

3ª Palestra: ESPIRITUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO PARA O SOFRIMENTO
Palestrante: PROF. DR. ABNER MORILHA Pastor da área de aconselhamento da Primeira Igreja Batista de Santo André, professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, psicólogo, bacharel em teologia, mestre em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutorando em psiquiatria (FMUSP) com pós-graduação em Aconselhamento (FTBSP), pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), especialista em Primeiros Socorros Psicológico pelo Hospital Johns Hopkins (USA), pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Psicólogo Oncológico no hospital IGESP, palestrante nacional e internacional.
PALESTRA: PREVENÇÃO DO SUICÍDIO - É IMPORTANTE FALAR SOBRE ISSO
Data: 19/09/2019 – 5ª feira
Horário: 13 h às 17h
Local: Centro Hospitalar Municipal de Santo André – Sala da Rute (Rede Universitária de Telemedicina) – Avenida João Ramalho, 326 – Vila Assunção
Palestrantes:
MILTON MINORU KAGOHARA – Voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida
DR. TOMAZ EUGENIO DE ABREU - coordenador médico da Psiquiatria do CHMSA Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (assunto: palestra: prevenção do suicídio, é importante falar sobre isso)

RODA DE CONVERSA - SETEMBRO AMARELO
Tema: Saúde Mental e Trabalho
Data: 20/09/2019 – 6ª feira
Horário: 9h30min às 11h30min
Local: Auditório do DVS – Rua Primeiro de Maio, 133, Centro – 2º andar
Público participante: profissionais de saúde, estudantes, conselheiros do controle social, representantes de outras organizações da sociedade civil. Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (assunto: roda de conversa - setembro amarelo)

CUIDADO HUMANIZADO E VALORIZAÇÃO DA VIDA
Data: 20/09/2019
Horário: 14h
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector - R. Tirol, 05 - Parque das Nações

1ª Palestra: O ATENDIMENTO DO SAMU NOS CASOS DE SUICÍDIO
Palestrante: equipe do SAMU, de Santo André
2ª Palestra: O PAPEL DA ESCOLA NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO E DA VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA
Palestrante: PATRICIA HELENA MORETTI, Especialista em transformação de conflitos e estudos da paz. Assistente de Diretoria da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários de Santo André
3ª palestra: A IMPORTÂNCIA DO APOIO EMOCIONAL E DOS ESPAÇOS DE ESCUTA NAS ESCOLAS
Palestrante: MÔNICA QUIRINO, voluntária do CVV e coordenadora do CVV COMUNIDADE no Estado de SP Inscrições: https://forms.gle/5sSsmECRFTfsExaJ7 (vagas limitadas)

CINE SER CVV com exibição do filme “A Beira do Caminho”
Data: 28/09/2019 – sábado
Horário: 10 horas
Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo - Avenida Utinga, 136 , Vila Metalúrgica
Realização: CVV Santo André
Apoio: Prefeitura de Santo André/Secretaria de Cultura O CVV – Centro de Valorização da Vida, uma das principais organizações mobilizadoras do Setembro Amarelo, é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto à Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, da Abeps - Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.
O Programa CVV presta apoio emocional e prevenção do suicídio, através do número 188, ligação gratuita, e-mail, chat, atendimento pessoal e CVV Comunidade, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.