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Quando Solicitar - PROCON

O Procon é um órgão administrativo que tem como objetivo promover ações para educação, proteção e defesa do consumidor. Qualquer cidadão pode procurá-lo quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).

· Ao constatar alguma irregularidade, o mais indicado é tentar resolver diretamente com o fornecedor por meio dos canais de atendimento da empresa. Caso a demanda não seja resolvida, o consumidor pode procurar o órgão de defesa do consumidor.

· Alguns exemplos de queixas remetidas por consumidores aos Procons são:

· Cobrança indevida (cobrança de valores não contratados ou acima do contratado), propaganda enganosa, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras online, cláusulas abusivas em contratos, problemas com planos de saúde, etc.

· Saiba que os Procons não atuam quando não há relação de consumo, assim como em pedidos de indenizações por dano moral, acidente de carro, briga de vizinhos, condomínio etc..