Logo 5 2017

 

Menu
Guilherme Menezes

Guilherme Menezes

Licenciamento de empresas em Santo André é referência na região

Cidade recebeu comitivas de Diadema e Rio Grande da Serra para apresentar Via Rápida Empresa (VRE)

Santo André, 19 de julho de 2019 - Aproximadamente dois anos após a instalação na cidade, o Via Rápida Empresa (VRE) de Santo André virou referência na região. Nesta semana, as cidades de Diadema e Rio Grande da Serra visitaram Santo André, sendo que nas duas ocasiões foram apresentadas como funciona o sistema de licenciamento de empresas no município.

Também chamado de Poupatempo do Empreendedor, o sistema integra todo o fluxo de abertura da empresa, desde a emissão do CNPJ até as licenças de funcionamento. A instalação garante a entrada única de dados, transparência dos processos, racionalização na fiscalização, integração dos órgãos e segurança da informação. Atualmente, uma atividade de baixo risco de operação na cidade de Santo André consegue sua formalização em até cinco dias, sendo a fase da emissão das licenças muitas vezes em menos de um dia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a secretaria está de portas abertas para ajudar outras cidades quanto ao VRE. “A vinda de Diadema e Rio Grande da Serra é motivo de muito orgulho para toda a nossa equipe, que se envolveu na implementação do VRE em Santo André. Nós também já recebemos São José dos Campos em outra oportunidade. Viramos referência no Estado de São Paulo”, disse.

Para o secretário, o trabalho e dedicação exercido pelos envolvidos na instalação do novo sistema merece ser ressaltado. “Mérito da nossa equipe fantástica, que além de ter feito um belo trabalho na implementação do VRE em Santo André, tem compartilhado essas ricas informações com as demais cidades para também ajudá-las, já que o VRE é um programa importante para a formalização das empresas nos municípios do Estado”, afirmou Banzato.

A partir de setembro, o sistema VRE vai passar por uma integração nacional para tornar o processo sincronizado com a Receita Federal. A Jucesp (Junta Comercial do Estado e São Paulo) passará a integrar o padrão REDESIM juntamente com os demais estados do país, tornando todo o processo de formalização de empresas em uma entrada única. Tal medida aumentará e facilitará a troca de dados com os demais órgãos e entidades em nível municipal, estadual e federal, ratificando o nosso compromisso de sempre atender com qualidade e responsabilidade.

Texto: Renan Muniz

Assinar este feed RSS