JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 181

‘Terceiro turno’ chega à Unidade de Saúde da Família do Parque Miami

Após reivindicação da população nas plenárias do PPA Participativo, governo municipal ampliará horário das 17h às 21h para atendimento clínico

Santo André, 11 de julho de 2013 – A USF (Unidade de Saúde da Família) Parque Miami, que também atende aos moradores do Jardim Riviera, Parque do Pedroso, Recreio da Borda do Campo e Núcleo Habitacional Pintassilgo, ampliará o horário de atendimento à população – atualmente das 7h às 17h. A partir desta segunda-feira (15), o equipamento municipal estenderá o serviço até as 21h, especificamente para atender aos casos de clínica médica (demanda espontânea), pediatria e ginecologia. O chamado terceiro turno foi uma das 1.277 reivindicações dos usuários da Rede Básica de Saúde nas 20 plenárias do PPA (Plano Plurianual) Participativo de Santo André.

IMG 0047 “Foi um pedido da população para estendermos o horário de atendimento da unidade do Parque Miami, durante a plenária do PPA no bairro. O governo resolveu atender”, afirmou a médica pediatra Noêmia Gil, diretora do Departamento de Assistência à Saúde. Pelo número de habitantes (em torno de 15 mil), a região não comporta a instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas – entre 100 mil e 200 mil pessoas.

Durante o dia, entre 7h e 17h, a unidade permanecerá no atendimento às famílias cadastradas no antigo PSF (Programa de Saúde da Família), renomeado pelo Ministério da Saúde como Estratégia da Saúde da Família. No Parque Miami são atendidas entre 3.600 e 4 mil famílias - são três equipes e 18 agentes. Entre os serviços oferecidos, consultas previamente agendadas, exames de pré-natal e grupos específicos de trabalho, como hipertensos, diabéticos e gestantes.

Com a ampliação do horário, a partir das 17h, o atendimento será voltado à demanda espontânea na unidade, ou seja, casos de clínica médica sem agendamento prévio. No entanto, para passar pelo pediatra ou ginecologista, o usuário terá de agendar por meio do programa. Além da parte médica, o novo horário da unidade oferecerá o atendimento de enfermagem com aplicação de medicação, inalação e curativos.

Na segunda-feira, às 18h, ocorre a cerimônia oficial na USF Parque Miami, com a presença do secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte. A unidade, inaugurada em 1992, fica localizada na Estrada do Pedroso, 5.151.

Sobre a Secretaria de Saúde

Com recurso de R$ 384,1 milhões, a Secretaria de Saúde recebeu o maior repasse do orçamento total da Prefeitura de Santo André para 2013. O atual governo tem na Saúde uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), como o Hospital de Urgência, que será criado para dar retaguarda às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas.

A rede de saúde municipal é composta por 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher, cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial), 14 Centros de Referências e Especialidades, três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), três unidades de Pronto Atendimento 24 horas e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. Na área da Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, e de Controle de Zoonoses. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado por meio de contratos e convênios.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa

Última modificação emQuinta, 11 Julho 2013 20:10