Logo 5 2017 SemSlogan

Prédio da Prefeitura adapta oito sanitários às normas de acessibilidade

Prédio da Prefeitura adapta oito sanitários às normas de acessibilidade Alex Cavanha

Iniciativa tem como objetivo atender as necessidades dos servidores e visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida

Santo André, 28 de outubro de 2021 - O prédio da Prefeitura de Santo André, que compõe o Centro Cívico projetado pelo renomado arquiteto Rino Levi nos anos 60, inaugura neste mês de outubro oito novos sanitários acessíveis. A iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a pasta de Inovação e Administração, tem como objetivo atender às necessidades dos servidores com deficiência ou mobilidade reduzida, e também dos visitantes do edifício executivo. Os novos sanitários estão nos andares: 1º, 3º, 5º, 6º, 9º, 12º, 13º e 14º.

“A adaptação dos sanitários vem para atender essa necessidade básica dos nossos funcionários com alguma limitação motora. Os servidores que utilizam cadeira de rodas têm prioridade no uso do sanitário acessível, mas vale lembrar que este pode ser utilizado por todos, pois não é exclusivo. Por ser mais espaçoso e atender aos princípios do desenho universal, os sanitários acessíveis garantem mais conforto para qualquer usuário”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo Lima.

Os antigos sanitários privativos não garantiam acessibilidade, e os sanitários coletivos dos andares não ofereciam espaço adequado para a adaptação às normas – lembrando que o edifício faz parte de um complexo arquitetônico tombado. Para sua adaptação, os sanitários receberam: barras de apoio, dispositivos para facilitar o acionamento da torneira e da válvula de descarga, porta de correr para não interferir na circulação do corredor, maçaneta e trinco de fácil manuseio, e sistema de ventilação automática – acionado quando as luzes estão acesas.

Os utensílios como toalheiro, papeleira, saboneteira e espelho foram posicionados numa faixa de alcance e uso adequada. Além disso, como o sanitário é isolado do conjunto coletivo, foram instaladas botoeiras de emergência, para garantir a segurança em caso de queda, mal estar ou necessidade de auxílio. Quando acionada, a botoeira acende uma luz de emergência no corredor, e soa um alarme sonoro.