Brasão da cidade de Santo André, Prefeitura de Santo André

Santo André começa a vacinar munícipes de 64 anos contra a Covid-19

Vacinação é realizada por meio de agendamento

Santo André, 22 de abril de 2021 – Mais uma vez antecipando a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Santo André iniciou nesta quinta-feira (22) a imunização em munícipes de 64 anos de idade.

"Santo André avança na proteção da nossa gente com a antencipação de mais um público para vacinação, agora aos idosos de 64 anos. Vamos continuar buscando novas doses para estender a imunização aos próximos públicos. A vacina é a única arma definitiva para vencermos a pandemia de Covid-19", pontuou o prefeito Paulo Serra.

Para ser imunizado, é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. A partir do cadastro são indicados local, data e horário para a vacinação.

Um dos munícipes de 64 anos imunizado nesta quinta foi o aposentado Severino Antonio da Silva, que elogiou as equipes e o sistema de agendamento. "Tudo muito organizado e fácil de cadastrar". Acompanhado da esposa, nora e neto, fez questão de destacar seu alívio ao ser imunizado no Grand Plaza Shopping. "Este momento representa vida para mim. É o começo do salvamento. Vamos superar tudo isso".

No ponto de vacinação é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Pacientes que estejam passando por tratamento oncológico devem levar, além dos documentos pessoais, uma carta de liberação médica.

Até dia 25 de abril a vacinação ocorre em horário ampliado nos drive-thrus, das 8h às 19h, incluindo o mais novo local de imunização neste formato, no Atrium Shopping, que começa a funcionar neste sábado (24).

Os outros quatro pontos de vacinação drive-thru ficam na Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro) e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial).

Para atender o público que não tem carro, há também a opção de se vacinar em nove unidades de saúde, estrategicamente localizadas: USF Dr. Moyses Fucs, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita, USF Parque Miami, USF Cipreste e USF Recreio da Borda do Campo.

Para ser iminizado em uma destas nove unidades de saúde durante a semana é necessário fazer agendamento. Aos finais de semana não é necessário agendar para receber a vacina nestes locais.

Vicente e Sonia Angrosio, ambos com 71 anos, foram nesta quinta-feira ao Paço Municipal para receber a vacina contra a Covid-19. "Somos casados há 39 anos e esta é mais uma conquista que vivenciamos juntos. Momento histórico com sentimento de liberdade para nossa família", comemorou Vicente.

Segundo a Secretaria de Saúde, mesmo após a vacinação é necessário manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Solidariedade – O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os alimentos irão para o Banco de Alimentos, que por sua vez entregará para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.

Texto: Caroline Terzi
Foto: Angelo Baima