Brasão da cidade de Santo André, Prefeitura de Santo André

Santo André avança em vacinação e inicia imunização de idosos de 72 a 74 anos

Andreenses nesta faixa etária podem receber primeira dose em sistema drive-thru ou em oito unidades de saúde

Santo André, 20 de março de 2021 – Seguindo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Santo André, neste final de semana (20 e 21) está sendo aplicada a primeira dose da Coronavac para idosos de 72 a 74 anos, em quatro pontos de drive-thru e oito unidades de saúde. A segunda dose está sendo aplicada para os andreenses de 80 a 84 anos.

"Começamos este processo de imunização da nossa gente há cerca de um mês e meio e com muita luta seguiremos buscando recursos e vacinas variadas para expandirmos para todas as idades. Já assinamos protocolo de intenções para a compra de lotes maiores, de diferentes marcas, e esperamos avançar em breve neste quesito", disse o prefeito Paulo Serra.

Estas vacinas fazem parte do lote de 16.580 doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, que foram entregues a Santo André na última quinta-feira (18).

A imunização teve início às 8h e seguirá até às 17h deste sábado (20), sendo reiniciada no domingo (21), também das 8h às 17h.

"Em Santo André está muito bem organizado, foi tranquilo fazer agendamento e  vim dirigindo. Estava muito ansiosa, nem dormi direito, mas agora estou com a esperança renovada", afirmou Maria Regina Moro, de 72 anos, uma das vacinadas neste sábado.

No ponto de vacinação é obrigatório apresentar documento de identidade, CPF, comprovante da primeira dose (caso for a segunda) e comprovante de residência do idoso. Em casos de pacientes que estejam passando por tratamento oncológico, além dos documentos pessoais é necessário apresentar uma carta de liberação médica.

A vacinação ocorre em quatro pontos de vacinação drive-thru: Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Paço Municipal (Praça IV Centenário – Centro) e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial).

Pessoas que não possuem carro e que não conseguiram realizar o agendamento podem se vacinar em nove unidades de saúde que estarão abertas no sábado e no domingo, das 8h às 17h: USF Moysés Fucs, Centro de Saúde Escola (Parque Novo Oratório), USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita, USF Parque Miami, USF Recreio da Borda do Campo e USF Cipreste.

Em caso de dúvidas e informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Corrente do Bem - Além de esperança e vida, a vacinação também ganhou um significado especial de solidariedade. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. A doação não é obrigatória, mas pode fazer diferença na vida de andreenses que passam por necessidade
neste momento de crise.

A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra. Os alimentos irão para o Banco de Alimentos, que por sua vez entregará para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.

Texto: Guilherme Menezes
Foto: Angelo Baima/PSA