Brasão da cidade de Santo André, Prefeitura de Santo André

Moeda Pet encerra 2020 com três toneladas de ração distribuídas

Moeda Pet encerra 2020 com três toneladas de ração distribuídas Alex Cavanha

Programa arrecadou cerca de 73 mil garrafas neste ano e conta com excelente avaliação

Santo André, 14 de dezembro de 2020 – O programa Moeda Pet distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas em 2020. Foram ao todo sete edições, a mais recente realizada no último sábado (12) em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal de Santo André.

Lançado pela Prefeitura de Santo André em novembro de 2019, o Moeda Pet permite a troca de garrafas plásticas por ração, e conta com ótima avaliação da população. Durante a edição realizada no último sábado foi realizada uma pesquisa com 78 munícipes e 77 dos entrevistados classificaram a ação como “excelente”.

Dentro de uma escala onde a nota 1 representava péssimo e a nota 5 excelente, os participantes foram quase que unânimes em votar na melhor avaliação. “Tivemos um participante que deu nota 3, o equivalente a bom”, conta o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, José Henrique Mioto.

A marca de três toneladas de alimentos distribuídas para cães e gatos foi alcançada mesmo após mudanças no planejamento inicial das ações, que foi prejudicado por conta da pandemia de coronavírus.

A sondagem feita na última edição do programa também abriu espaço para sugestões e críticas, e 28 dos entrevistados apontaram que a ação deveria acontecer mais de uma vez por mês. “Este é um objetivo que temos e por isso estamos buscando novos parceiros na iniciativa privada, pois são as empresas que doam a ração. Conseguindo quantidade maior de alimento pet, conseguimos ampliar as ações”, explica o secretário de Meio Ambiente em exercício, Alexandre Audino. Outra sugestão verificada trata da divulgação mais antecipada do dia da próxima ação.

Números - A última edição do ano do Moeda Pet distribuiu 630 quilos de ração, sendo 260 quilos de alimento para gatos e 370 quilos para cães. Foram arrecadadas cerca de 13 mil garrafas plásticas. Este material reciclável é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal, vendido e o valor revertido para as famílias cooperadas.

Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de alimento pet. Quem participa pode levar a ração para casa ou fazer a doação no local, que é destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre protetores independentes.

O Moeda Pet é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.

A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA