Prefeitura participa de seminário sobre o programa Pró-ferramentaria

Administração foi representada em evento realizado no Instituto Mauá de Tecnologia

Santo André, 19 de fevereiro de 2020 - A Prefeitura de Santo André, por meio de representantes do Parque Tecnológico, participou do Seminário Pró-Ferramentaria SP, realizado nesta quarta-feira (19), no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano. O evento teve como objetivo debater como funcionará o programa e seu impacto na economia com novos investimentos e geração de emprego. O seminário foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do Grande ABC e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

O programa Pró-ferramentaria, publicado em dezembro de 2019, prevê a liberação de crédito para as empresas do setor investirem na cadeia no mercado estadual. Atualmente, este crédito é colhido por meio do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas tem sido retido no caixa do Estado.

Com a instalação do programa Pró-ferramentaria, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio de seu Bureau de Serviços, irá acompanhar, dar apoio institucional e suporte às empresas que tenham interesse em ter acesso ao programa. Além disso, também deverá fazer divulgação da cartilha de informações que será produzida pela Abinfer e tirar possíveis dúvidas.

O serviço se soma ao portfolio de mais de 120 serviços oferecidos pelo Bureau de Serviços do Parque Tecnológico de Santo André. O Bureau é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica e integra a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região.

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

Além do Bureau de Serviços Tecnológicos, o Parque Tecnológico também contará com Centro de Inovação, que atualmente encontra-se na fase de desenvolvimento do projeto executivo, com protocolo de solicitação de recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, na ordem de R$ 28 milhões. A previsão é de que as obras tenham início no ano que vem.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõe o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o 4º maior PIB do Brasil, 3º maior valor adicionado da indústria e com o 5º maior mercado consumidor do país.

Texto: Renan Muniz