Segunda etapa do Programa Minha Chance tem início no estádio Bruno Daniel

Curso de auxiliar de cozinha atende 30 pessoas inscritas na ação

Santo André, 29 de novembro de 2019 - A segunda etapa do Programa Minha Chance, ação desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Governo do Estado de São Paulo, teve início na última quinta-feira (28), no Estádio Bruno José Daniel, com o primeiro dia de aula do curso gratuito para Auxiliar de Cozinha. Com 100 horas de duração, a iniciativa beneficiará 30 alunos cadastrados no Programa e tem previsão de conclusão para um mês. Lançado em maio, este é o segundo curso oferecido pelo Programa. No primeiro semestre do ano também foi realizado um curso de Auxiliar de Cozinha, que qualificou profissionalmente 60 alunos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a medida atende a uma necessidade do município, que tem recebido olhares e investimentos na área gastronômica. “Conscientes de que Santo André tem se destacado como polo gastronômico do Grande ABC e em perfeita sintonia com o Governo do Estado de São Paulo, nós firmamos parceria com o Programa Minha Chance. Desta maneira, seguimos firmes identificando o potencial da região e capacitando as pessoas para que possamos melhorar a empregabilidade e preparar as pessoas para as novas oportunidades que estão surgindo na cidade”, disse o secretário.

Além do Programa Minha Chance, a Prefeitura também realiza outras atividades para este ramo, todas de forma gratuita. Entre eles, existe o apoio à intermediação de mão de obra, por meio do Centro Público de Trabalho e Renda (CPETR); orientação para tomada de crédito e microcrédito, por meio do Banco do Povo; orientação para melhoria das práticas de gestão da empresa, com palestras, consultorias, diagnósticos de gestão, através dos programas Circuito Andreense de Empreendedorismo e Prêmio Excelência em Gestão; disponibilidade de mão de obra qualificada, através dos diversos cursos de qualificação promovidos no município, como a Carreta Via Rápida Emprego; e os diversos cursos de formação do Fundo Social de Solidariedade, do Núcleo de Inovação Social.

Minha Chance - O programa Minha Chance é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para aumentar a empregabilidade dos beneficiários dos seus cursos técnicos e de qualificação profissional e auxiliar na melhor adaptação dos conteúdos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho local. No Minha Chance, a empresa se cadastra no portal http://www.minhachance.sp.gov.br e declara sua necessidade de mão de obra qualificada no período de 2 a 6 meses. Com as informações, a Secretaria avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

Texto: Renan Muniz