Turismo Industrial e de Inovação promove visitação com grupo colombiano na Unipar

Alunos de administração de empresas da Corporación Unificada Nacional de Educación Superior (CUN) visitaram empresa nesta terça-feira (12)

Santo André, 12 de novembro de 2019 - Pela primeira vez, o Turismo Industrial e de Inovação de Santo André promoveu uma visitação guiada com um grupo estrangeiro. Nesta terça-feira (12), oito alunos e três professores do curso de administração de empresas da Corporación Unificada Nacional de Educación Superior (CUN), localizada em Bogotá, na Colômbia, visitaram as instalações da Unipar Indupa, por intermédio da Prefeitura de Santo André.

A ação teve como objetivo mostrar para os alunos como é feita a metodologia de trabalho de uma grande empresa, além de conhecerem o processo de produção e tecnologias empregadas. Após assistirem a um vídeo institucional, os estudantes estiveram na sala de controle, laboratórios de teste e controle de qualidade, área de produção e sala da história da Unipar.

O grupo colombiano está no Brasil por meio do Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces), promovido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs). Na última quinta-feira (07), os colombianos também estiveram na Prefeitura de Santo André e se reuniram com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, como forma de entenderem o desenvolvimento econômico da cidade e como é feito o gerenciamento de projetos.

Para Jorge Santos, professor de finanças da CUN, a vinda para Santo André mostrou como o poder público e a iniciativa privada são bem sucedidos quando caminham lado a lado. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Santo André pelo apoio e pela visita que fizemos à planta da Unipar Indupa, que me pareceu formidável. Neste período que estivemos aqui, vimos como os setores privado e público podem trocar experiências e unir forças para, juntas, desenvolverem toda a região e como o exercício de uma empresa pode ajudar que outras empresas também se potencializem e possam melhorar o entorno”, disse o professor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o projeto vem dando certo pelo apoio das empresas e pela adesão dos alunos. “Recebermos um grupo estrangeiro no nosso programa é motivo de muito orgulho para nós. Isso mostra o sucesso que está sendo o Turismo Industrial e de Inovação, que inclusive deverá bater a meta de 500 visitantes no ano. Além disso, é importante destacar que receber um grupo de fora do país engrandece o nome da cidade e também fomenta a cadeia produtiva de turismo na região, como hotéis e alimentação, por exemplo”, comentou o secretário.

Esta é a segunda vez que o Turismo Industrial e de Inovação de Santo André recebe um grupo de fora do estado. Em maio, um grupo de 30 alunos de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, esteve na unidade andreense da Rhodia Solvay Têxtil para visitação.

A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto “Turismo Industrial e de Inovação Santo André” e obter maiores informações, poderá entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones: 4433-0752 e 4433-0198.

Texto: Renan Muniz

Última modificação emTerça, 12 Novembro 2019 20:32