Santo André fecha parceria para desenvolvimento sustentável

Cidade agora faz parte do City Possible, da Mastercard, que engloba uma rede colaborativa de municípios preocupados com a sustentabilidade

São Paulo, 7 de novembro de 2019 - Santo André passou a fazer parte nesta quinta-feira (7) do programa City Possible. Em termo assinado pelo prefeito Paulo Serra, a cidade agora participa de uma rede colaborativa global de cidades desenvolvida pela Mastercard para incentivá-las a serem mais sustentáveis, inclusivas e eficientes.

A parceria estabelece com o município um novo modelo de engajamento entre os setores público, privado e renomadas instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard. Atualmente essa rede conta com mais de 30 metrópoles em todo o mundo, incluindo Atenas, Dubai, Melbourne e Praga. No Brasil, Santo André se junta a Guarulhos (SP), Curitiba (PR), Madre de Deus (BA), Juazeiro do Norte (CE), Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).

"Este é mais um passo na evolução de Santo André. Desde que assumimos a cidade mantivemos o desenvolvimento tecnológico, econômico e científico como prioridades. Temos diversos programas voltados a este foco e esta nova parceria consolida mais uma parte deste nosso plano", enfatizou o prefeito Paulo Serra.

Santo André é a quinta cidade mais populosa do Estado de São Paulo e um importante polo econômico para a região metropolitana, somando diversos resultados positivos nos últimos dois anos, por conta do choque de gestão implementado pela atual administração, que colaborou para uma crescente escalada nos índices. A entrada do município no programa é um marco no desenvolvimento da cidade.

"A conexão com outras cidades do programa e com parceiros da Mastercard permite uma troca de experiências muito rica para o desenvolvimento dos municípios participantes. A partir de agora, Santo André passa a ter acesso a pesquisas e dados que podem trazer novas oportunidades de inovação para a cidade. Esperamos que o City Possible potencialize novas soluções para os desafios urbanos, deixando um legado de qualidade de vida para seus habitantes", explicou Darren Ware, vice-presidente de Government Engagement da Mastercard América Latina e Caribe, presente na solenidade de assinatura do acordo entre a Mastercard e a Prefeitura de Santo André.

O superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Pedro Seno, destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas para os andreenses, como nesta nova parceria. "A abertura que a Mastercard nos dá através do programa City Possible é muito importante para pensarmos soluções que melhorem a vida do cidadão e tragam mais eficiência para o poder público a partir de projetos que já deram certo em outras cidades do mundo”.

| Texto: Guilherme Menezes

| Foto: Helber Aggio/PSA