Santo André participa do Brics em busca de investimentos para Santo André

Prevista para setembro, viagem à Rússia visa conseguir recursos para reforma do estádio Bruno Daniel e criação do Centro de Inovação Tecnológica

Santo André, 22 de julho de 2019 – Em busca de novas receitas para continuar investindo na cidade, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, viajará no mês de setembro para São Petesburgo, na Rússia, para participar do International Cooperation Project, o 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do grupo internacional conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Nesta viagem, Santo André pleiteará dois projetos: a reforma geral do estádio Bruno José Daniel e o desenvolvimento do Centro de Inovação Tecnológica, que ficará dentro do futuro Parque Tecnológico. A primeira obra custará em torno de R$ 50 milhões, enquanto o Centro de Inovação deverá consumir R$ 15 milhões.

O 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics foi desenvolvido pelo município Kupchino, que fica dentro de São Petersburgo, e planejado como um evento anual de negócios e esportes no campo da comunicação intermunicipal e cooperação para o desenvolvimento eficiente dos países do bloco internacional.

A proposta é que o evento seja realizado anualmente a partir da edição de 2019. O projeto prevê a realização de encontros, fóruns de discussões e mesas de reuniões em diversas áreas, como economia e negócios, progresso científico e tecnológico, desenvolvimento da indústria esportiva, educação e treinamento de pessoal e criação de projetos estratégicos de longo prazo.

O convite para a viagem à Rússia foi feito nesta segunda-feira (22), durante visita feita no Consórcio Intermunicipal pela presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, e a 1ª Secretária do Conselho Municipal de São Petersburgo, Viktoria Krilova, comitiva russa representante do bloco Brics.

“A vinda da comitiva dos Brics é mais um reconhecimento do protagonismo nacional da nossa região, tanto na economia quanto no desenvolvimento de políticas públicas. Estamos estreitando laços para buscar mais desenvolvimento para todos e portanto vamos participar deste encontro, em cerca de dois meses, com o intuito de trazer importantes recursos para o andamento do Centro de Inovação, e também da sequência de reformas do estádio Bruno José Daniel”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O Centro de Inovação ficará dentro do projeto do Parque Tecnológico de Santo André, que prevê a reunião de diferentes serviços de forma integrada, promovendo programas de inovação e estimulando a captação de investimentos para o setor e outras áreas, além de formar ambiente para às startups. O Parque tem como objetivo organizar a oferta integrada de serviços tecnológicos e de pesquisa e desenvolvimento, contando com uma gama de união de diferentes entidades.

| Texto: Guilherme Menezes
| Fotos: Angelo Baima/PSA