Santo André inicia campanha de vacinação contra sarampo Destaque

Santo André inicia campanha de vacinação contra sarampo Alex Cavanha/PSA

Imunização será realizada em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Santo André, 11 de julho de 2019 - Começou nesta quinta-feira (11), em todas as unidades de saúde de Santo André a campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos de idade, grupo que é considerado mais vulnerável a infecções devido à menor procura pela segunda dose da vacina.

O sarampo é uma doença que até recentemente era considerada erradicada no Brasil. A manifestação atual de novos casos se deve principalmente ao fluxo turístico, pois o sarampo já se manifesta em vários locais do mundo.

“A vacinação protege a população de duas maneiras: ela pode ser direta, pela imunização do indivíduo, ou por efeito rebanho pelo ambiente vacinado, por meio da vacinação de uma população. O ‘efeito rebanho’ acontece quando a taxa de imunização de uma população é tão alta que, mesmo que um indivíduo não se vacine, ele estará protegido vivendo naquele meio em que a maioria é vacinada”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, dra. Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira.

Um dos principais fatores para a volta de doenças que antes eram consideradas extintas no país é a falsa sensação de que não há necessidade de se vacinar, o que gera a queda na cobertura vacinal e aumenta o risco de recirculação do vírus. Em 2019, até o momento, foram confirmados 206 casos de sarampo em todo o Estado de São Paulo. Mais de 66% desse total se concentra na capital paulista, com 137 casos.

A vacina tríplice viral garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contra-indicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

A campanha ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde de Santo André até o dia 16 de agosto. Os interessados em se vacinar devem procurar a unidade de saúde mais próxima de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia 20 de julho (sábado), será realizado o Dia D da campanha.

US Centro                        R. Campos Sales, nº 575 - Centro

Policlínica Campestre   R. das Figueiras, nº 2716 - Bairro Jardim

US / USF Vila Guiomar             R: das Silveiras, nº 73 - Vila Guiomar

US / USF Vila Palmares              Praça Áurea, 234 - Vl. Palmares