Logo 5 2017 SemSlogan

Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou mais de 70% dos idosos em Santo André Júlio Bastos/ PSA

Ação vai até o dia 26 de maio em todas as unidades de saúde do município
Santo André, 18 de maio de 2017 – A campanha de vacinação contra a gripe seguirá ainda na semana que vem, até o dia 26. A meta deste ano é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. O grupo prioritário mais volumoso é o dos idosos, com uma população de 92.070 pessoas. Destes, Santo André já aplicou 64.773 doses, o que representa 70,35% deste público-alvo. Para aqueles que ainda não se vacinaram, todas as unidades de saúde instaladas no município realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A nível nacional, o público-alvo representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. Em 2016, foram imunizadas 204.473 pessoas em Santo André, porém a expectativa é que esse número aumente com a inclusão dos professores na campanha, após recomendação do governo federal. Em 2017, até o momento, o município aplicou 92.771 doses ao todo, sendo que além dos idosos, boa parte do grupo das puérperas também já foi atendido (57%). Para aumentar a participação da população, o Departamento de Vigilância à Saúde aumentou a divulgação da campanha nos equipamentos de ensino da rede municipal e suas proximidades, principalmente para atingir o público com menor porcentagem de vacinação até o momento, o das crianças (32,2%).

Ao procurar uma unidade de saúde, é importante levar a carteira de vacinação para o registro. No caso dos pacientes com doenças crônicas, é indispensável levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Pacientes que fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde já estão cadastrados para receberem a vacina. Caso o local onde regularmente são atendidos não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas na hora da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la na unidade durante a realização da campanha.

O período para a realização foi escolhido por anteceder o inverno, época onde a doença tem maior incidência. As doses do Ministério da Saúde são repassadas aos municípios pelo governo do Estado gradativamente. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações e estes são os grupos mais vulneráveis da população. Neste ano, o município de Santo André já notificou 28 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), sendo 4 casos de SRGA por Influenza A/H3 sazonal, 15 casos de SRAG não especificada e nove casos estão em aberto sendo investigados. Foram confirmados 4 casos de Influenza A/H3 sazonal e 3 deles evoluíram para cura. Neste ano, houve também um óbito confirmado de Influenza A/H3 sazonal. A vítima era uma mulher de 80 anos, moradora da Vila Luzita, que tinha pneumopatia crônica, doença hepática crônica, diabete mélito, doença cardiovascular crônica. Ficou internada cinco dias em hospital privado.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André

Bianca Fontes