Logo 5 2017 SemSlogan

• JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1847
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 2261

Famílias removidas de área de risco recebem novas moradias no Conjunto Catiguá

Famílias removidas de área de risco recebem novas moradias no Conjunto Catiguá Diego Barros/PSA

Cerimônia de entrega de foi realizada na manhã deste sábado (26)

Santo André, 26 de novembro de 2016 – Na manhã deste sábado, mais 96 famílias andreenses removidas de áreas de risco foram contempladas com novas moradias no Conjunto Catiguá, no bairro Parque Erasmo Assunção. Trata-se de mais uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com o Governo Federal. Durante a cerimônia, simbolicamente, uma família de cada um dos quatro blocos do mais novo conjunto habitacional da cidade recebeu as chaves de seu apartamento.

Na oportunidade, o prefeito Carlos Grana parabenizou os futuros moradores do local e agradeceu os trabalhadores que tornaram a conclusão da obra possível, bem como os servidores da SDUH. "Cada unidade que entregamos no nosso governo é um motivo de orgulho. Por isso, termino o meu mandato com o sentimento de dever cumprido", afirmou.

Estiveram presentes à cerimônia a primeira-dama e secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana, a vice-prefeita, Oswana Fameli, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, a secretária-adjunta, Denise Girondi, e Marta, responsável pela pasta de Esporte e Lazer. Também marcou presença a gerente-regional da Caixa Econômica Federal, Lenina Torres. Emocionado, o representante dos novos moradores, Carlos Alberto Ferreira, agradeceu o prefeito por garantir o direito à moradias dignas para a sua e as demais famílias.

Novo conjunto - O conjunto foi construído dentro do projeto de urbanização do Núcleo Espírito Santo para atendimento de parte da demanda oriunda dessa urbanização. O local é dotado de quatro blocos de apartamentos, sendo dois de 20 unidades cada e dois de 28 unidades cada. Cada unidade conta com dois dormitórios, sala de estar/jantar, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 45m². O espaço possui ainda estacionamento e equipamentos de lazer como playground e área verde.

A obra do conjunto foi iniciada em 2009, porém a empresa contratada não conseguiu executar a obra e o contrato foi rescindido em 2012, sendo sua execução retomada em agosto de 2014 e finalizada dentro do prazo determinado na atual gestão. O valor do investimento foi da ordem de 7,1 milhões de reais, sendo 2,2 milhões do Tesouro Municipal e 4,9 milhões do Governo Federal no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Outros conjuntos – Nos últimos três anos e meio, mais de nove mil pessoas que viviam anteriormente em moradias precárias ou em áreas de risco foram beneficiadas com a entrega dos seguintes conjuntos habitacionais: Conjunto Procópio Ferreira - Jardim Ipanema; Conjuntos Alzira Franco II e Conjunto Guaratinguetá I,II,III e IV – Jardim Alzira Franco; Conjunto Londrina e Conjunto Juquiá - Jardim Cristiane; Conjunto Graciliano Ramos - Vila Scarpelli; Conjunto Humaitá – Vila Humaitá; Conjunto Jorge Beretta - Vila Curuçá; Conjunto Alemanha I e II - Vila Camilópolis.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santo André trabalha em conjunto com o governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A parceria resultou em projetos de moradias de interesse social.
A Pasta atua também no processo de urbanização de núcleos habitacionais. Novos projetos voltados às melhorias nos serviços de infraestrutura em bairros carentes foram apresentados ao governo federal no fim de 2013. Nos próximos anos, as obras beneficiarão mais de 4.500 famílias.
Com um orçamento de R$ 205,88 milhões por ano, a secretaria também é responsável pela legislação urbanística, analisando empreendimentos de impacto na cidade, e propondo ações de melhorias urbanas. A área cuida ainda da aprovação e fiscalização de construções, além da fiscalização de atividades econômicas com a emissão do alvará de funcionamento e de obras.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emTerça, 29 Novembro 2016 12:35