Atendimento ao trabalhador no Paço recebe 205 pessoas no primeiro dia de funcionamento Destaque

Atendimento ao trabalhador no Paço recebe 205 pessoas no primeiro dia de funcionamento Anderson Pedro/ PSA

Setor está instalado no térreo 1, onde antes funcionava a seção de Tributos; atendimento deve ser agendado pessoalmente

Santo André, 10 de maio de 2016 – No primeiro dia de funcionamento do posto de atendimento ao trabalhador, nessa segunda-feira (09/05), 205 pessoas foram atendidas no Paço Municipal. O local continua a oferecer os serviços de entrada no seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e cadastramento de desempregados para vagas, todos realizados com agendamento. A procura pelo serviço nesse primeiro dia correspondeu à expectativa da Prefeitura, que espera atender diariamente 200 trabalhadores, em média.

O serviço foi transferido do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), que ficava na Avenida Artur de Queirós, para o Prédio Executivo, localizado Praça IV Centenário, 1 - Paço Municipal - Centro. A mudança teve como objetivo reduzir gastos com o aluguel do antigo espaço, gerando uma economia aos cofres públicos de mais de R$ 200 mil por mês.

A equipe responsável pelo setor realizou reuniões nos últimos seis meses para definir o layout da nova estrutura, concluir a instalação da parte elétrica e capacitar a equipe de atendimento.

Para oferecer as vagas de trabalho, a nova estrutura utilizará o Sistema Nacional de Emprego Online (SINE), que anuncia oportunidades em todo o país.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, sendo que a última hora do expediente será exclusivamente para fechamento do sistema. O agendamento dos atendimentos é feito pessoalmente no setor, que está instalado no térreo 1, onde antes funcionava a seção de Tributos, que foi remanejada dentro do mesmo andar.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4433-0778.

O munícipe também tem como opção o atendimento no posto da Rua Sigma, 300, Vila Mazzei, que oferece os mesmos serviços.

Qualificação – Os cursos de capacitação que antes eram oferecidos no prédio da Av. Artur de Queirós foram transferidos para a sede da Economia Solidária, na Rua Campos Sales, 578 - Centro.

Sobre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária tem por objetivo formular, coordenar e executar políticas e ações governamentais para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade, contribuindo para o fomento do desenvolvimento econômico de Santo André.

É responsabilidade da Pasta fomentar o bem-estar social, por meio da identificação de oportunidades, qualificar e requalificar mão de obra, além de intermediar a oferta e a demanda de trabalho, no apoio ao setor produtivo local com ênfase na economia solidária, nos empreendedores autônomos e individuais.

A secretaria trabalha para organizar ações de qualificação social e profissional aos beneficiários do Programa Integrado de Qualificação (Lei n° 8.804, de 13 de dezembro de 2005), em parceira com a Secretaria de Educação. Desenvolve parcerias entre o poder público municipal e as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de valorização da região e de busca de melhorias no quadro econômico e social locais.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. Alocalidade passou a ser parte de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo, que abrigava todo o ABC. Com a transferência de sede em 1939, passou a ser denominado Santo André. O nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (região metropolitana de São Paulo), distante 18 kmda capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme o Censo 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º do País e o 12º no Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa