Menu

Logo 5 2017 SemSlogan

Programação festival inverno 2014

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

Santo André preserva, no alto da Serra do Mar, um importante patrimônio histórico e natural: a vila de Paranapiacaba.

Localizado a cerca de 30 km do centro da cidade, o local é um verdadeiro museu a céu aberto, que conta um pouco da história da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, construída por uma companhia inglesa, inaugurada em 1867 e considerada patrimônio histórico nacional e candidata a patrimônio da humanidade pela Unesco. Tudo isto em meio à exuberante Mata Atlântica e à neblina que só reforça o charme inglês.
E, em julho, a Vila experimenta um clima especial com o tradicional Festival de Inverno, que chega à 14ª edição com uma programação que trará os melhores nomes da música popular brasileira e instrumental em apresentações gratuitas. E mais uma vez o patrimônio local será valorizado. Para tanto, os serviços, como as praças de alimentação, funcionarão em prédios já existentes, o que dispensará o uso de barracas nas ruas.
Por tudo isso, não perca o XIV Festival de Inverno de Paranapiacaba. De 19 a 27 de julho, nos fins de semana.
Você sabe. É inverno. É tempo de Paranapiacaba!

Confira a programação:

19 de Julho (Sábado)

13h – Mercado – Rodrigo Del Arc

13h – Viradouro – Banda Lyra

14h – Rua Direita – Together Acoustic

14h30 – Clube União Lyra Serrano - Grupo Seresteiros - Caiu na rede é Caymmi...

O show traz a música, poesia e vida de Dorival Caymmi nas vozes suaves e no jeito manso de cantar do grupo, que preparou releituras inéditas, com ênfase em arranjos vocais. Com Kris Pires (voz,violão, piano e teclado), Luciana Pires (pandeiro, violino, viola, cajon e voz), Mônica Pires (voz), Maurício Pires (clarinete e voz) e Guga Pires (percussão e efeitos).
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

15h – Rua Fox – Leandro Street Blues & Thiago Aoki (atração itinerante)

16h – Praça do Mercado - Simoninha - Homenagem a Simonal
Wilson Simoninha, filho de Simonal, conduz este show que tem o repertório composto por sucessos gravados pelo cantor nos anos 60, começo dos 70. O repertório inclui "Mustang Cor de Sangue", "Terezinha", "Na Galha do Cajueiro", "Sá Marina", "País Tropical", "Nem Vem Que Não Tem", "Lobo Bobo", "Balanço Zona Sul", "Mamãe Passou Açúcar Em Mim", "Está Chegando A Hora", "Vesti Azul", "Carango", "A Tonga da Mironga do Kabuletê”, "Que Maravilha", "Aqui É o País do Futebol", "Tributo a Martin Luther King", "Meu Limão, Meu Limoeiro", "Menininha do Portão" e "Zazueira" e muitos outros sucessos que agitam o público e fazem todos cantarem e dançarem.

17h – Rua Direita – Os Robertos

18h – Viradouro – a confirmar

18 h - Rua Fox – Leandro Street Blues & Thiago Aoki (atração itinerante)

18h - Clube União Lyra Serrano - Mônica Salmaso e André Mehmari

Monica Salmaso e Andre Mehmari se conheceram em 2001 e desde então mantém uma profícua parceria musical.
Com carreiras premiadas e reconhecidas no Brasil e no exterior, os músicos exploram as possibilidades sonoras que o domínio da voz e do piano lhes permite.
O duo sobe ao palco do Teatro Lyra com repertório calcado em canções de Caymmi e de outros compositores influenciados pelo compositor baiano, como Caetano, Tom/Vinícius, entre outros.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

20 de Julho (Domingo)

13h – Mercado – Izzy Gordon cantando Ben Jor
Considerada uma das grandes cantoras brasileira, dona de um timbre de voz marcante, a Diva negra do blues, jazz e da bossa nova coleciona, não só nesses gêneros, grandes sucessos que marcaram os anos 80 e 90, época em que a cantora afirmou seu vocal nos palcos do Brasil.
Em 2013, ano em que a diva completou 20 anos de estrada, rodou o Brasil com o show “Baile do Bem” em homenagem a Jorge Bem, que agora será apresentado na Vila de Paranapiacaba.

13h – Viradouro – a confirmar

14h – Rua Direita – Imoral

14h30 – Clube União Lyra Serrano - Orquestra Combo Brasileiro

Dirigida por Paulo Serau, a Orquestra Combo Brasileiro apresenta os clássicos do repertório de Caymmi em arranjos elaborados especialmente para big bands, numa formação totalmente inusitada para o gênero.
Grátis (Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)


15h – Rua Fox – Batuque Abayomi (atração itinerante)

16h – Praça do Mercado – Romero Lubambo Trio

Romero Lubambo é dos mais talentosos e reconhecidos músicos brasileiros. Infelizmente, não no Brasil. Assim como muitos outros expoentes musicais do país, Romero tem seu trabalho muito mais admirado no exterior – especialmente nos EUA, onde está radicado desde 1985 – do que aqui. Algo injustificável para alguém com sua técnica, criatividade e sensibilidade, já testadas e aprovadas por uma miríade de artistas dos mais diversos estilos, como Stevie Wonder, Yo-Yo Ma, Gal Costa, Marisa Monte, César Camargo Mariano, Ivan Lins, Sérgio e Odair Assad, Herbie Mann, Wynton Marsalis, Vernon Reid, Larry Coryell, entre outros. Uma oportunidade única de ver e ouvir este grande músico brasileiro nest sua curta passagem pelo país.

17h – Rua Direita – Comitê do Soul

18h – Viradouro – a confirmar

18 h - Rua Fox – . (atração itinerante)

18h - Clube União Lyra Serrano – Duofel – Pulsando MPB

O alagoano Fernando Melo e o paulistano Luiz Bueno se conheceram em São Paulo em meados de 1976. Logo depois iniciaram um trabalho voltado para instrumentos acústicos e formaram o Duofel.
A dupla faz show do novo trabalho, Pulsando MPB, que conta um bloco com músicas de Dorival Caymmi, como “O Vento”, “Maracangalha”, “Sábado em Copacabana” e “Você Já foi à Bahia?”.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

26 de Julho (Sábado)

13h – Mercado – Quindim: Luisa Maita, Patrícia Talem e Carla Casarim

13h – Viradouro – a confirmar

14h – Rua Direita – Paulo Toth and The Lady's Blues Band

14h30 – Clube União Lyra Serrano - Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano - Suíte Do Pescador

O Quinteto Mundano, versão reduzida da Orquestra Mundana, grupo criado pelo músico e compositor Carlinhos Antunes, homenageia Dorival Caymmi com uma apresentação que mescla diferentes ritmos e melodias como a valsa, o maxixe, o choro, o mussete francês e as músicas africana e oriental na interpretação de grandes temas do compositor baiano. A utilização de instrumentos específicos de cada cultura, como os tambores e instrumentos de cordas africanos, o piano, a viola de 10 cordas, o cavaco, o contra baixo acústico e o clarinete, entre outros, confere uma sonoridade única ao grupo.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

15h – Rua Fox – Groove na Chapa Brass Band (atração itinerante)

16h – Praça do Mercado – Clube do Balanço

A banda lançou em maio o quarto disco da carreira, batizado como “Menina da Janela”.
São 10 músicas inéditas e autorais.
O Clube do Balanço completa 15 anos de carreira em 2014. A banda é formada por Tereza Gama (voz), Marco Mattoli (voz, guitarra e violão), Edu ‘Peixe’ Salmaso (bateria e vocais), Leonardo ‘Gringo’ Pirrongelli (baixo), Marcelo Maita (piano), Fred Prince (percussão), Wilson de Paula ‘Fumaça’ (percussão), Tiquinho (trombone) e Reginaldo ‘16’ Gomes (trompete).

17h – Rua Direita – Sir Rock

18h – Viradouro – a confirmar

17h - Rua Fox – Groove na Chapa Brass Band (atração itinerante)

18h - Clube União Lyra Serrano - Aláfia

O coletivo formado por onze músicos é influenciado pelos batuques de umbigada, ensaios de escola de samba, jongos e bailes black. Sua performance vai além da apresentação musical. Nela, o canto e a harmonia se misturam entre batidas macias, grooves efusivos, spokenwords e arranjos elaborados.
Neste show, inédito, o repertório de Caymmi recebe uma roupagem elétrica, pop e que explora veementemente a tradição dos terreiros de candomblé, um dos pilares fundadores e fundamentais do olhar da banda para a canção popular afrobrasileira.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

27 de Julho (Domingo)

13h – Mercado – Mariana Aydar

13h – Viradouro – a confirmar

14h – Rua Direita – Loa Breacos

14h30 – Clube União Lyra Serrano - Skafandro Orkestra

O show da Skafandros Orkestra traz para o público o ritmo e atmosfera do ska jamaicano aliado a pitadas de brasilidade e regionalismo. O show mescla a organicidade do ska jamaicano de raiz à música popular brasileira, como o baião e o choro, composições de Dorival Caymmi e o mundo erudito de Villa Lobos, num instrumental com a energia do novo ska brasileiro.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)

15h – Rua Fox – Duo Hobos (atração itinerante)

16h – Praça do Mercado – Nuno Mindelis
Já reconhecido como um dos grandes nomes do blues brasileiro, o guitarrista, cantor e compositor Nuno Mindelis acaba de lançar o disco 'Angels & clowns' pela gravadora norte-americana Shining Stone. Fruto de performances de alto nível e acabamento esmerado, o trabalho é caracterizado pela mescla com estilos como country, pop, rock e soul. A produção é assinada por Duke Robillard, experiente e premiado bluseiro dos Estados Unidos, onde o álbum foi gravado. Nascido em Angola, Mindelis mora no Brasil desde os anos 1970.

17h – Rua Direita – Locomo trio

18h – Viradouro – a confirmar

18 h - Rua Fox – Duo Hobos (atração itinerante)

18h - Clube União Lyra Serrano - Marina De La Riva Canta Dorival Caymmi

A cantora presta sua homenagem a um dos maiores cancioneiros do país, trazendo um repertório com as composições do mestre Dorival Caymmi em seu centenário.
(Retirada de Ingressos com 1h de antecedência)