Menu

Logo 5 2017 SemSlogan

Educação Inclusiva

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

Gerência de Educação Inclusiva
Paço Municipal - Praça IV Centenário, s/nº - Prédio da Biblioteca
Térreo – Sala 4
Telefones: (11) 4468.4285/4286

A Gerência de Educação Inclusiva compõe a Secretaria de Educação, estando subordinada ao Departamento de Gestão de Recursos e Projetos Especiais, realizando um trabalho transversal junto aos Departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como ao Departamento de Educação de Jovens e Adultos.

Os serviços e ações desenvolvidas ocorrem direta e/ou indiretamente junto aos alunos com deficiência da Rede Municipal, com foco na inclusão educacional dos mesmos, dentre elas:

Atendimento Educacional Especializado – AEE

Atendimento Educacional Especializado (AEE) possui como principal objetivo a minimização de barreiras para o desenvolvimento do aluno com deficiência. As ações estão acerca de:

  • Promover um trabalho diferenciado para os alunos com deficiência, por meio de atendimento ao aluno, no contra turno escolar;
  • Realizar assessoria pedagógica ao professor de sala regular, orientação e formação aos profissionais das Unidades Escolares;
  • Oportunizar orientações aos familiares/responsáveis quanto ao desenvolvimento do filho;
  • Desenvolver trabalho específico para os alunos com surdez (Pólo Bilíngue) e para os alunos com cegueira (Pólo de Deficiência Visual).

Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar – CAEM

O Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), possui Equipe Técnica Multidisciplinar que desempenha ações e serviços junto aos alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino, os quais são encaminhados pelas Unidades Escolares onde estudam. Os serviços oferecidos são:

  • Avaliação Diagnóstica de alunos que apresentam baixo rendimento escolar;
  • Intervenção terapêutica aos alunos com diagnóstico de Transtorno Funcional Específico (TFE);
  • Estimulação Precoce aos alunos da Educação Infantil, os quais apresentam característica de atraso no desenvolvimento pedagógico e/ou global, bem como sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, com foco na intervenção terapêutica;
  • Apoio à Rede com equipe multidisciplinar, os quais contribuem com a inclusão escolar e com o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência;

Núcleo de Apoio a Natação Adaptada de Santo André – NANASA

O NANASA é um serviço destinado às pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a quatro anos. O horário de funcionamento é das 7h às 22h e as aulas acontecem duas vezes por semana.

  • Alunos da rede municipal de ensino tem prioridade de inserção no serviço e representam 70% dos atendimentos, sendo que os 30% restantes são destinados a munícipes andreenses com deficiência. Os interessados são chamados conforme surgem novas vagas.
  • Os interessados podem entrar em contato por telefone 44361261 ou comparecer pessoalmente para realizar inscrição.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 485 – Bairro Jardim

Telefone: (11) 4436.1261

Polo Bilíngue

Os alunos com surdez da Rede Municipal de Ensino são avaliados por equipe técnica e encaminhados ao Polo Bilíngue, o qual contempla os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Com objetivo de desenvolver um atendimento de qualidade, os profissionais que atuam no Polo são professores especializados, instrutores surdos e intérpretes de Libras.

O aluno com surdez deverá estar matriculado na Unidade Escolar mais próxima de sua residência e o acesso ao Polo se dá por meio de indicação da equipe escolar, após a avaliação de equipe técnica.