Brasão da cidade de Santo André, Prefeitura de Santo André

Depois de seis meses, eventos são autorizados em Santo André

Prefeitura publica decreto que permite a realização de eventos sociais em estabelecimento privados, com restrições

Santo André, 10 de setembro de 2020 - Quase seis meses após a paralização das atividades por conta das normas de isolamento social causadas pela Covid-19, o setor de eventos em Santo André está autorizado a retornar, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança. Foi publicado, nesta quinta-feira (10), como parte da Operação Comércio Responsável, o decreto que permite a realização de eventos sociais em estabelecimentos privados da cidade.

Os locais poderão funcionar por até oito horas diárias, em período a ser estipulado por cada estabelecimento, com horário limite até as 22h00. Deverão ter funcionamento limitado a 40% de ocupação do total da capacidade dos estabelecimentos, com limite máximo de 100 pessoas por evento; utilização obrigatória de máscaras de proteção facial para clientes, colaboradores e funcionários; distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas; manter as áreas devidamente arejadas, evitando o uso do ar-condicionado e, sempre que possível, com ventilação natural.

Além disso, os espaços também deverão organizar fila fora do estabelecimento, quando necessário, garantindo o distanciamento de 1,5m entre as pessoas; disponibilizar álcool em gel aos clientes, colaboradores e funcionários; aferir a temperatura corporal dos clientes, colaboradores e funcionários, que assim autorizarem, restringindo o acesso caso esteja acima de 37,5ºC; limitar a capacidade máxima das mesas em até seis pessoas; manter o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas; instalar protetor salivar para a proteção dos alimentos do buffet, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias; e dar preferência ao uso de talheres e copos descartáveis e substituição das bandejas por materiais descartáveis.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a ação foi feita após constante diálogo com os empreendedores do setor da cidade e região. “Aproveitamos este período para discutir e capacitá-los em um amplo programa juntamente ao Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Grupo Betel e Sebrae. Foram capacitados mais de 150 buffets ao longo deste período. Agora temos um primeiro passo, com uma série de limitações e restrições, mas todos com responsabilidade e tendo bastante critério com as medidas de segurança”, disse.

Desde o dia 1º de julho, Santo André se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado. A transição para a fase atual permitiu a abertura gradual de diversos serviços, com as devidas restrições e protocolos de segurança. A partir desta data, também houve ampliação no horário de atendimento de estabelecimentos que já estavam liberados para funcionar desde o dia 15 de junho.

Com percentual de isolamento que chegou a aproximadamente 70% durante a pandemia, Santo André preparou da melhor forma a reabertura gradual das atividades. Até o momento, foram realizados mais de 65 mil testes para a reabertura. Como parte da Operação Comércio Responsável, a Prefeitura de Santo André também instalou Pit Stops da Prevenção em corredores comerciais, como na rua Coronel Oliveira Lima, onde há higienização com álcool em gel, aferimento de temperatura e distribuição de máscaras.

Texto: Renan Muniz
Foto: Ricardo Trida/PSA