Brasão da cidade de Santo André, Prefeitura de Santo André

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Como Solicitar - PROCON

O consumidor deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos:
· Carteira de Identidade
· CPF - Cadastro de Pessoa Física
· Comprovante de Endereço
· Procuração com poderes para representá-lo (a) junto ao PROCON Municipal de Santo André, acompanhada da cópia dos documentos pessoais do procurador e do representante.
· Procuração Particular simples, não precisa reconhecer firma em cartório.
· Toda documentação que comprove o alegado pelo consumidor, conforme cada demanda.

1- Reclamação sobre produtos
. Carteira de Identidade
. CPF
. Nota fiscal de compra
. Ordem de serviço da assistência técnica (se houver)
. Comprovante de contato prévio com o fornecedor para a solução do problema (pode ser o nome do funcionário que o atendeu, cópias de e- mails trocados com o fornecedor, data e hora do contato telefônico etc.). 

2- Reclamação sobre serviços
. Carteira de Identidade
· CPF
· Cópia do contrato
· Recibos de eventuais pagamentos já efetuados
· Comprovante de contato prévio com o prestador do serviço para a solução do problema (pode ser o nome do funcionário que o atendeu, cópias de e-mails trocados com o fornecedor, data e hora do contato telefônico etc.).

OBSERVAÇÃO:
. Telefonia Móvel e Fixa/internet: apresentar protocolos, faturas, contrato.
. Descumprimento de oferta: apresentar protocolos, cópias de folhetos, anúncios publicitários, folder comprovante da compra e do pagamento, status atualizado do pedido (compras pela internet), endereço do fornecedor.
. Produto com defeito: apresentar cópias de termo de garantia, nota fiscal ou cupom fiscal e ordens de serviço.

3- Reclamação sobre serviços essenciais
· Carteira de Identidade
· CPF
· Contas ou faturas com os valores questionados
· Cópia do contrato (se houver)
· Protocolo de atendimento informado pelo fornecedor referente ao problema não resolvido

4- Reclamação sobre assuntos financeiros
· Carteira de Identidade
· CPF
· Cópias de comprovantes de pagamento/extrato do contrato
· Cópia do contrato
· Extratos bancários
· Faturas de cartão
· Correspondências recebidas
· Protocolo de atendimento informado pelo fornecedor referente ao problema não resolvido

OBSERVAÇÃO
. Assuntos financeiros como cartão de crédito e empréstimos: apresentar cópias de comprovantes de pagamento, boletos bancários, faturas, contratos, extratos bancários, cartas de cobrança, planilhas, histórico consignado, comprovante, protocolos;
. Negativação do nome: extrato SPC/SERASA;
. Compras não reconhecidas: apresentar cópia da fatura constando o(s) lançamento(s) que considera indevido(s), protocolo da contestação feita junto ao fornecedor.

Consulta Eletrônica

Este é um canal de consulta, para que os consumidores de Santo André possam encaminhar suas reclamações ao Procon Municipal de Santo André.

Para tanto, é necessário realizar um cadastro acessando a página da Prefeitura de Santo André nossa equipe receberá sua consulta e responderá em até cinco dias, exceto sábado, domingo e feriados.

Receba sua resposta diretamente em seu e-mail cadastrado!

Atendimento Consumidor.gov.br
No Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Nós monitoramos as reclamações de Santo André.