Logo 5 2017

 

Menu

Cidadão

A Central de Serviços ao Cidadão tem por finalidade concentrar, em um único espaço, os serviços públicos mais demandados pelo cidadão.

O objetivo principal é a melhoria da qualidade da prestação do serviço público, caracterizada em atendimento personalizado, rápido e resolutivo, reduzindo tempo e esforços dos usuários.

Selecione o serviço desejado:

  agendamento   guia servicos   portal servicos

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Prefeitura Municipal de Santo André, através do Departamento de Atendimento ao Cidadão, por meio da Praça de Atendimento e seus respectivos Postos, oferece qualidade na recepção e direcionamento das solicitações dos usuários com respeito às legislações, a partir do nosso aprimoramento e melhoria contínua.

O departamento tem como missão administrar, coordenar e direcionar as demandas dos usuários originadas de forma presencial - Praça de Atendimento, Postos SIM e Protocolo - ou à distância – 156/0800 e internet - em conformidade com as legislações. Vale ressaltar que o DAC tem a aprovação e recomendação ao certificado do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

O atendimento telefônico vem sofrendo mudanças significativas em sua estrutura com incremento  no número de agentes de atendimento, bem como em recursos materiais e tecnológicos  como a implantação, em janeiro de  2019,  de uma Unidade de Resposta Audível (URA) com funções que permitem ao usuário  a identificação do horário de funcionamento do atendimento telefônico e telefones de serviços emergenciais.

O serviço de atendimento prestados pelo 156/0800  ocorre por  uma central informatizada de atendimento com  telemarketing  receptivo,  funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O atual modelo de atendimentos da Prefeitura de Santo André foi criado com o objetivo de disponibilizar informações e serviços aos cidadãos com rapidez, cordialidade e qualidade, além de possibilitar o atendimento à distância, ou seja, sem a necessidade do usuário comparecer fisicamente à repartição pública municipal.

Sistemas Tecnológicos:
- Sistema Integrado de Atendimento (S I A);
- COLAB;
- Banco de Dados Municipais – BDM;
- Lei de Acesso à Informação – LAI;
- 0800 URA de atendimentos telefônicos pela empresa TELEFEL.

O andamento de cada solicitação conta posicionamento da Prefeitura sobre o atendimento do chamado, também está disponível nos sistemas, o que permite que não haja pedidos em duplicidade.

O processo de planejamento torna-se instrumento fundamental de gestão para a priorização políticas públicas, definição de metas, ações de maior eficiência dos recursos públicos.

Além da implementação das tecnologias visando a modernização dos meios de relacionamento com o cidadão, é notória a necessidade de uma estruturação interna, definição das responsabilidades, em níveis estratégicos e operacionais, capacitação da equipes, e acompanhamento constante através de relatórios de desempenho.”
Planilha com os quantitativos de atendimentos por ano do DAC – Departamento de Atendimento ao Cidadão (clique aqui)

Avalie o atendimento recebido na praça de atendimento ao cidadão, postos sim ou atendimento telefônico – 0800/156. (clique aqui)