>

EXPERIMENTOS

Bússola

 

A bússola é um instrumento utilizado para orientação geográfica, baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo.

As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o sentido que leva ao norte magnético da Terra, ou de forma equivalente, a um ponto próximo ao polo norte geográfico da Terra.

Sua construção ocorreu tendo como referência a rosa dos ventos, que é composta pelos pontos cardeais e colaterais, sendo eles: Cardeais: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O). Colaterais: (Ne) nordeste, (Se) sudeste, (So) sudoeste e (No) noroeste. É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre.

O desenvolvimento da bússola data do ano 2000 a.C., e a busca pelo seu aperfeiçoamento ocorreu durante séculos. Um avanço considerável foi obtido quando se descobriu que uma fina peça de metal poderia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro. Em 850 d.C., os chineses, em busca de maior precisão desse instrumento, começaram a magnetizar agulhas de forma a ganhar maior precisão e estabilidade, surgiu então a bússola - que atualmente funciona com o mesmo princípio desenvolvido pelos chineses.

A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido e importante da Era dos Descobrimentos. Indicando sempre o sentido norte magnético, o que significa indicar aproximadamente norte geográfico, tal instrumento constituiu-se indispensável a todo e qualquer navegador. A equivalência ocorre devido aos polos norte magnético e norte geográfico se situarem em hemisférios iguais do globo.

Fonte:
Wikipedia / Brasil Escola / Info Escola

Links Interessantes

 

Videos

Qual a origem da bússola?

Como construir uma bússola

 

Voltar para EXPERIMENTOS

© 2017 SABINA - Escola Parque do Conhecimento. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Sabina