>

EXPERIMENTOS

Canhão de Som

 

 

Neste experimento, podemos estudar várias propriedades do som. Porém, para que possamos ter uma compreensão de todo o fenômeno, precisamos conhecer alguns conceitos:

 

O que é som?

Os sons que conseguimos distinguir no nosso dia a dia podem ser muito diferentes uns dos outros. Conseguimos distinguir sons tão distintos como os sons musicais provenientes de diversos instrumentos, a fala ou o canto, e um conjunto diversificado de ruídos como as explosões, o bater do martelo, o ranger de uma porta ou até uma pedra caindo dentro de água.

Com os nossos orgãos da fala, tanto podemos produzir sons, como ruídos, e à medida que vamos crescendo, vamos aprendendo a controlar melhor a nossa capacidade de produzir sons e ruídos. Para isso recorremos às cordas vocais, que vibram e transmitem essa vibração ao ar. Com a nossa boca conseguimos controlar a saída do ar e assim enriquecer a diversidade de sons que podemos articular.

Normalmente os sons produzidos pelos homens têm uma frequência menor do que os sons produzidos pelas mulheres (são sons mais graves), isto porque as cordas vocais dos homens são maiores do que as das mulheres.

 

 

Como se produz o som?

O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora. O silêncio será pois a ausência de qualquer som.

O Homem consegue produzir sons, fazendo vibrar as suas cordas vocais.

 

 

Como o som se propaga?

O som necessita de um meio material, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado a outro). A velocidade de propagação do som depende desse meio. Normalmente a velocidade de propagação das ondas sonoras é maior nos sólidos e menor nos gases. Esta velocidade também depende da temperatura a que o meio de propagação se encontra.

A velocidade média de propagação do som no ar é de 340 m/s. Isto que dizer que em cada segundo, o som percorre 340 metros de distância.

Não há propagação de som no vazio (ou vácuo - no espaço, por exemplo), devido à ausência de partículas.

produção propagação e receção do som

Quando uma fonte sonora produz uma vibração, esta é transmitida a todo o meio material que a envolve e em todas as direções. Esta vibração é comunicada aos constituintes mais próximos da matéria, que sucessivamente a transmitem aos constituintes seguintes através de choques entre eles. A vibração de uma fonte sonora provoca uma onda. Há um movimento ondulatório que se propaga no ar em todas as direcções, partindo da fonte. É o que sucede quando uma gotinha de água cai sobre a água de um lago, onde se observam ondas na sua superfície que se propagam em todas as direções. O som propaga-se por ondas invisíveis: as ondas sonoras ou acústicas. São também chamadas ondas de pressão, porque transferem energia por variações de pressão no meio de propagação. À medida que a onda sonora se afasta da fonte sonora, como as vibrações se irão propagar por mais partículas, a energia envolvida nos choques vai-se distribuindo por mais partículas, pelo que estas irão vibrar menos.

 

 

Velocidades do Som em diferentes Meios

 

Fonte:
Explicatorium.com Yduka.com / 

 

 

Links Interessantes

Características do som
Produção do som
Propagação do som
Fenômenos ondulatórios
Período e frequência de uma onda
Estudos das ondas
Atributos do som
Velocidade de propagação do som
Propriedades do som
O espectro sonoro
O ouvido humano

 

 

Videos

Fenômenos acústicos


 

 

Propagação do Som


 

 

 

 Voltar para EXPERIMENTOS

© 2017 SABINA - Escola Parque do Conhecimento. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Sabina