>

EXPERIMENTOS

Bicicleta geradora de energia

 

 

Você sabia que, pedalando, você pode gerar energia? Pois neste experimento da Sabina, quando pedalamos na bicicleta, a força muscular faz girar a roda e esta gira um dínamo, o qual produz energia elétrica. Quanto maior a velocidade, mais energia será gerada. Esta energia pode ser utilizada para o uso de vários aparelhos, como TV de LED, aparelho de som, vídeo game, iluminação, celulares, notebooks e muito mais.

Em um mundo onde as bicicletas cada vez mais ganham importância e espaço nas cidades, elas também tem se destacado em diversos projetos que beneficiam ainda mais o meio ambiente. Confira:

WaterPod – O projeto de gerador utiliza energia cinética para gerar eletricidade comum. No circuito, há um sistema mecânico que “recicla” toda a energia que passa por ali. A ideia é que o WaterPod seja como uma bateria, que fornece energia eternamente. O gerador de energia pela bicicleta utiliza o eixo e a roda da bicicleta para funcionar.

Maya Pedal – A ONG, baseada na Guatemala, utiliza bicicletas recebidas por meio de doações para criar as “Bicimaquinas”. Essas bikes são utilizadas para gerar eletricidade pedalando, em vez de usar a força normal – e as aplicações, obviamente, são muito amplas. Todas as Bicimaquinas são criadas em um workshop, que é dado à população com o objetivo de torná-la independente e reduzir seus custos com energia elétrica.

Pedalando e iluminando – Em Minas Gerais, José Lourenço Ribeiro inventou um jeito muito barato de ter eletricidade em seu sítio localizado em Capitólio, no Sul do Estado, região ainda sem energia elétrica. A solução, para ele, era simples. “Com uma bicicleta, uma correia, um alternador de carro e uma bateria comum de 45 amperes e 12 volts, Ribeiro pedala trinta minutos para acender as luzes de casa e até para assistir aos telejornais e às novelas em uma pequena televisão”, conta reportagem do Globo Rural.

Ohio Energy – Estudantes do Ohio  Energy Project utilizam bicicletas que, com as rodas em movimento, conectadas a uma pequena placa elétrica, acendem lâmpadas e fazem funcionar pequenos eletrônicos. A ideia é que os alunos observem as mudanças na intensidade da luz, conforme pedalam, e também as possíveis formas de gerar energia.

Bicycle Power Generation – Este projeto foi feito na Universidade Politécnica da Califórnia, Estados Unidos, para ajudar o DC House Project, voltado a levar formas alternativas de energia sustentável e segura a bilhões de pessoas no mundo. Enquanto a maioria das ideias se voltam a aplicações caseiras, como as que mencionamos acima, o grupo que criou o gerador quer expandir este uso.

  Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Faraday-Neumann-Lenz / Nova Eletrônica / Movimento Conviva

 

 

Links Interessantes

 

 

Vídeos

 

Bicicleta geradora de energia

 

 

Detentos pedalam para gerar energia

 

 

 

 Voltar para EXPERIMENTOS

© 2017 SABINA - Escola Parque do Conhecimento. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Sabina