Toda matéria é composta por átomos, inclusive o corpo humano, nossas células são constituídas por átomos, prótons, nêutrons e elétrons, e essa matéria gera energia, portanto nosso corpo esta em constante produção de eletricidade.

Nosso corpo possui características que facilitam a condutividade de energia elétrica, somos um organismo composto de mais de 60% de agua, porem a agua como composto H²O puro não é condutor de eletricidade, são os compostos salinos que favorecem essa condução. Neste experimento, podemos notar claramente este fenômeno. Ao colar as mãos nos discos de metal, acendemos as luzes no disco preto.

Mesmo sendo um ótimo condutor de energia, o corpo humano pode sofrer com os efeitos de correntes elétricas. Dependendo da forma que esse corpo é atingido e por onde essa energia percorre, os efeitos podem ser fatais. Dependendo da corrente elétrica, quando o corpo entra em contato com algum objeto energizado o efeito pode ser apenas de desconforto, mas se a corrente for intensa, a energia pode causar queimaduras, outro fator que pode complicar é se o ambiente estiver molhado, nosso corpo apresenta maior resistência quando permanece seco, livre de umidade

 

Fonte:
PortalEducação

 

Links Interessantes

 

Videos

Eletricidade

 



 

 

 

Voltar para EXPERIMENTOS