Neste experimento, aprendemos que alguns materiais tem mais facilidade para conduzir energia elétrica e outros não. Mas, o que são condutores e não condutores de energia elétrica?
Cotidianamente estamos em contato com elementos que são condutores elétricos e outros que são isolantes elétricos. O que diferencia esses elementos, permitindo que uns possuam maior facilidade de conduzir eletricidade do que outros, é a estrutura atômica de cada substância, ou melhor, dos elétrons que os materiais apresentam na sua camada de valência. A camada de valência é aquela que fica mais distante do núcleo atômico.
CONDUTORES
Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais como o ferro, cobre, ouro e prata são excelentes condutores elétricos.
Tipos de condutores
- Sólidos - também chamados de condutores metálicos, caracterizam-se pelo movimento dos elétrons livres e pela forte tendência de doar elétrons;
- Líquidos - também chamados de condutores eletrolíticos, caracterizam-se pelo movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions). Essa movimentação, em sentidos opostos, cria a corrente elétrica;
- Gasosos - também chamados de condutores de terceira classe, caracterizam-se pelo movimento de cátions e ânions. Mas, ao contrário dos condutores líquidos, a energia é produzida através do choque entre as cargas e não de forma isolada.
NÃO CONDUTORES OU ISOLANTES
Eles são também chamados de dielétricos. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.
SEMICONDUTORES
Os materiais denominados de semicondutores possuem propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. As condições físicas às quais o material é submetido determinam se ele se comportará como condutor ou como um isolante. Esses materiais são largamente utilizados pela indústria de eletrônicos para a composição de circuitos. O silício e o germânio são exemplos de materiais com essa característica.
SUPERCONDUTORES
Os supercondutores são materiais que oferecem baixíssimas resistências à passagem de corrente elétrica
Fonte:
TodaMateria / MundoEducação
Links Interessantes
- Estrutura atômica
- Semicondutores
- Camada de valência
- Corrente elétrica
- Força de atração
- Metais
- Dielétricos
Videos
Eletromagnetismo - Condutores e Isolantes
Condutores e Isolantes
Energia
Faltou luz em casa? Liga na batata.
Voltar para EXPERIMENTOS