Para entendermos este experimento, é necessário o conhecimento da "Força de Atrito".
A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento. 

Quando queremos que um objeto entre em movimento, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre esse objeto move-se. Isso ocorre porque passa a atuar sobre ele uma força contrária a esse movimento, a força de atrito, que pode ser definida como: “A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos.”

Ela pode ser classificada de duas formas:

  • Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo;

  • Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.

A força de atrito deve-se a pequenas rugosidades que existem entre as superfícies e que são imperceptíveis macroscopicamente. Essas irregularidades observadas são as responsáveis pela força de atrito, dificultando, assim, o movimento dos objetos.

No caso do experimento "Colchão de ar", ao apertar o botão, um colchão de ar é formado pelo ar pressionado que sai dos pequenos orifícios, reduzindo o atrito entre as peças e facilitando o seu deslocamento. Este sistema de flutuação é utilizado pelo Hovercraft, um veículo que flutua sobre um colchão de ar e foi construído pelo inglês Christopher Cockerell em 1959.

Fonte:  Mundoeducacao

 

 

Links interessantes

  • Hovercraft
  • Atrito
  • Força de atrito cinético e estático

 

 

Videos

Força de atrito

 

Conheça o Hovercraft 

 

 
Voltar para EXPERIMENTOS