Toolbar

Institucional

16 Set 2013

Sobre a Pinacoteca 
A Pinacoteca de Santo André é um museu que contém acervos das obras de artes da cidade. Ela foi criada para apresentar o patrimônio artístico da Prefeitura de Santo André, adquirido em todas as edições do conceituado Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que acontece no município desde 1968.
O espaço conta com um acervo de 815 obras, sendo que 442 são telas, 19 esculturas e 355 gravuras. Destas estão em exposição 100 obras do acervo. A criação e a concepção da Pinacoteca de Santo André teve a curadoria do renomado crítico de arte Enock Sacramento, que é um dos idealizadores do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.

Sobre o Salão de Arte Contemporânea
Inaugurado em 1968, consolida-se a cada ano como um dos mais importantes no cenário nacional, por apresentar uma heterogeneidade e multiplicidade de temas candentes na arte contemporânea.
Trata-se de um dos Salões de maior prestígio no país, cujo objetivo consiste em fomentar e difundir a produção artística contemporânea, de modo que o conhecimento seja socializado, garantindo, assim, o exercício pleno da cidadania.
Desde então, grandes artistas tiveram suas obras expostas neste espaço, por isso coube à Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a missão de criar condições para que os talentos artísticos e culturais possam não apenas ser expostos, mas constantemente renovados, formando um verdadeiro e amplo patrimônio cultural da cidade.

Sobre Enock Sacramento
Enock Sacramento é membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internationale des Critiques d’Art, ONG reconhecida pela UNESCO e com sede em Paris. Já foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como o Crítico do Ano (Prêmio Gonzaga Duque), recebendo o diploma e troféu em maio de 2004 no Centro Cultural Banco do Brasil (SP).