Toolbar
  • Layout
    Linear Layout
    Grid Layout
Super User

Super User

Ação Educativa em Artes Visuais

Prédio da Biblioteca - Praça IV Centenário, S/N – Centro
Período: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.
Contato: 4433-0760/761
Entrada franca

Ação Educativa em Artes Visuais.
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece visitas mediadas à Pinacoteca de Santo André ao Salão de Exposições do Paço Municipal, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto e ao Espaço Permanente de Fotografia João Colovatti, as escolas e grupos organizados através do serviço de Ação Educativa em Artes Visuais.
Os interessados devem fazer agendamento prévio:
Por telefone: (11) 4992-7730 falar com Nice Parajara
Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pessoalmente: Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales, 414 – Centro.

Institucional

Sobre a Pinacoteca 
A Pinacoteca de Santo André é um museu que contém acervos das obras de artes da cidade. Ela foi criada para apresentar o patrimônio artístico da Prefeitura de Santo André, adquirido em todas as edições do conceituado Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que acontece no município desde 1968.
O espaço conta com um acervo de 815 obras, sendo que 442 são telas, 19 esculturas e 355 gravuras. Destas estão em exposição 100 obras do acervo. A criação e a concepção da Pinacoteca de Santo André teve a curadoria do renomado crítico de arte Enock Sacramento, que é um dos idealizadores do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.

Sobre o Salão de Arte Contemporânea
Inaugurado em 1968, consolida-se a cada ano como um dos mais importantes no cenário nacional, por apresentar uma heterogeneidade e multiplicidade de temas candentes na arte contemporânea.
Trata-se de um dos Salões de maior prestígio no país, cujo objetivo consiste em fomentar e difundir a produção artística contemporânea, de modo que o conhecimento seja socializado, garantindo, assim, o exercício pleno da cidadania.
Desde então, grandes artistas tiveram suas obras expostas neste espaço, por isso coube à Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a missão de criar condições para que os talentos artísticos e culturais possam não apenas ser expostos, mas constantemente renovados, formando um verdadeiro e amplo patrimônio cultural da cidade.

Sobre Enock Sacramento
Enock Sacramento é membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internationale des Critiques d’Art, ONG reconhecida pela UNESCO e com sede em Paris. Já foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como o Crítico do Ano (Prêmio Gonzaga Duque), recebendo o diploma e troféu em maio de 2004 no Centro Cultural Banco do Brasil (SP).

Maria Bonita no sertão metafísico

Identificação – Obra 368/0987

Título ou tema: Maria Bonita no sertão metafísico
Autor: Chico Mello
Técnica: escultura/mista
Ano de assinatura na obra: 1998
Ano de aquisição ao acervo: 1999
Dimensões: 1,12 x 58 x 19
Forma de aquisição: 19º Salão de Arte Contemporânea de Santo André