Menu
RSS

Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler

Ceratosaurus animatrônico

“A Sabina e o Planetário já encerraram as atividades voltadas para o público e grupos escolares. Somente atendimento administrativo. Ambos permanecerão fechados entre os dias 19 de dezembro de 2014 e 6 de janeiro de 2015; quando reabrem ao público com programação especial de férias também durante a semana, conforme programação de férias divulgada abaixo”.

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo, tem como missão ser um grande laboratório para escolas, não só municipais, mas estaduais e particulares. Atende, durante a semana, prioritariamente, escolas agendadas, mas nos finais de semana e feriados, o público em geral pode se divertir enquanto aprende.

Instalada em uma área total de 24 mil m², possui 11 mil m² ocupados pelo prédio principal da Sabina e 3 mil m² do Planetário, totalizando 14 mil m² de área construída. O pavilhão foi idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia, exposições temporárias, o espaço abriga ainda laboratório musical, biblioteca, auditório e salas de aula.

Entre as atrações mais admiradas pelos visitantes estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. O grupo de Pinguins de Magalhães é uma atração à parte, principalmente depois de ganhar, no final de 2013, o primeiro filhotinho da ave nascido na Sabina.

Outra atividade muito procurada é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o ‘passeio’ com mergulho também simulado no fundo do mar para ver os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.

Ainda no patamar das experiências, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. A Sabina possui mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.

PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL – A Sabina Escola Parque abriga o mais moderno planetário do Brasil. O Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, com capacidade para 230 pessoas, é o único com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

A sessão dura cerca de 40 minutos com imagens produzidas por dois projetores Sony integrados para exibirem imagens em 360º (full dome) com altíssima qualidade. As sessões são realizadas aos finais de semana e feriados, às 13h30, voltada principalmente para o público infantil, e às 16h, com conteúdo mais indicado para adultos.

ESCOLAS – O espaço recebe escolas de terça a sexta-feira em visitas exploratórias que são agendadas previamente. O agendamento para 2015 reabre no dia 1º de fevereiro.

Mais informações pelo telefone 11 4422-2001pu pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO E PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER
PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 2015
Período: de 06 de janeiro a 01 de fevereiro


Sabina tem programação especial nas férias

A Sabina Escola Parque do Conhecimento estenderá seus horários de visitação durante todo o mês de janeiro. No período de férias, o espaço abrirá de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, com bilheteria até às 17h. A programação especial permitirá ao visitante interagir com experimentos científico-pedagógicos, réplicas de dinossauros, pinguinário, serpentário e aquário marinho.

O local reserva ainda o Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, o mais moderno do País. Por meio do projetor óptico mecânico e dois projetores Sony SRX, é possível representar fielmente o céu com 6 mil estrelas, além de projetar filmes em 360°, nas diversas áreas de conhecimento.

IMPORTANTE: para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados.

Confira a programação de férias:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

De terça a domingo, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h.

Importante: para as sessões do Planetário verificar os horários de atendimento, que são diferenciados.

Mais informações em “Bilheteria”.

Atividades extras - As atividades abaixo acontecerão até o dia 01 de fevereiro e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina:

Cinema Palito

Nesta oficina as crianças montam um “Cinema Palito” que utiliza os princípios da persistência retiniana para criar a ilusão de movimento do stop motion, das animações e do cinema. O cinema palito funciona com a confecção de dois desenhos, um de cada lado de uma folha colada em um palito. Quando o palito é girado os desenhos colados em folhas opostas se completam, causando a ilusão de movimento. Ao girar o palito as crianças podem ver um pássaro voando, um pingüim dançando, ou o que sua imaginação puder criar.

Não há restrição de idade para esta atividade

Quando: às terças e quintas, às 14h.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Confecção de Pipas

Com o auxílio de monitores, as crianças aprendem a confeccionar pipas, além de aprender os princípios científicos por trás do voo também são ensinados os cuidados necessários para a prática desta brincadeira, como os riscos do cerol e da rede elétrica.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às quartas, sextas, sábados e domingos, às 14h.

Duração: 30 minutos.

Local: próximo ao mapa de Santo André, no piso térreo.

Caleidoscópio

Esta invenção que não se sabe ao certo se pertence ao século XVII ou XVIII é constituída por três espelhos posicionados em forma de triângulo que reproduzem inúmeras imagens do que estiver no meio deles, formando diversos padrões de cores e formas. Nesta oficina as crianças montam seus próprios caleidoscópios com o auxílio dos monitores.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h30.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Paraquedas de Da Vinci

O famoso paraquedas proposto por Da Vinci em meados do século XV, será confeccionado pelos participantes desta oficina e testado para comprovar a genialidade deste grande personagem da história da humanidade.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às terças, quartas e quintas, às 15h

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Confecção de brinquedos científicos

Alguns brinquedos científicos dos mais variados tipos (telefone com fio, cata-vento, cromatografia, leis de Newton, pilha de Volta, Telúrio, ioiô de Inércia magnética, refração e simetria, colchão de ar, periscópio, bolhas de sabão, lata da energia elástica) serão confeccionados com os participantes desta oficina.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: de terça a domingo, às 14h30.

Duração: 30 minutos.

Local: no piso superior, próximo a microbiologia.

Show de Ciências

A equipe de monitores realiza uma apresentação de experiências científicas interessantes e bastante dinâmicas que envolvem experiências de química e física despertam a curiosidade e o interesse das crianças pelas ciências. Explosões, esmagamentos e muita diversão aguarda você nesta oficina.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: às sextas, sábados e domingos, às 15h.

Duração: 1 hora

Local: no auditório da Sabina.

Reciclagem

A oficina de reciclagem estimula os participantes às mudanças de hábitos e de valores, informando sobre educação ambiental. Conscientizar sobre a questão do respeito pelo meio ambiente e promover o não desperdício, é um dos objetivos do projeto.

O participante será estimulado a praticar os famosos 5 R’s, são eles:

Repensar – Reduzir – Reutilizar – Recuperar – Reciclar

Nesta oficina, serão confeccionados chocalhos com material reutilizado.

Não há restrição de idade para esta atividade.

Quando: às sextas, sábados e domingos, às 13h30.

Duração: 1 hora.

Local: Laboratório Musical Vitalis

PROGRAMAÇÃO PLANETÁRIO E TEATRO DIGITAL DE SANTO ANDRÉ – JOHANNES KEPLER

SESSÕES AOS FINAIS DE SEMANA – PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2015

Para assistir as sessões de cúpula abaixo é necessário adquirir ingresso Sabina+Planetário, mais informações em “Bilheteria”

SESSÃO INFANTIL - O SEGREDO DO FOGUETE DE PAPELÃO - Sábados, às 13h30

Do criador George Lucas, essa animação produzida para Teatros Digitais é projetada em 360 graus (tecnologia fulldome) e oferece uma experiência única para crianças e toda família.

Sinopse: Três coisas são essenciais para uma viagem fantástica através do Sistema Solar: um foguete de papelão; um livro de Astronomia falante e... uma pitada extra de imaginação! Duas crianças constroem um foguete de papelão, munidos da incrível tecnologia de balões cheios de ar, um computador de bordo construído a partir de uma caixa de sapatos e muita imaginação. Quando eles menos esperam começam uma viagem inesquecível pelo Sistema Solar junto com um livro de astronomia falante.

Recursos visuais: animação em 360 graus para Teatro Digital, sem projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: planetas do Sistema Solar.

Indicação: público infantil (maiores de 5 anos).

Duração do filme: 41 minutos.

Duração na sala de projeção: 50 minutos (aproximadamente).

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO JUVENIL E ADULTA - AS ORIGENS DA VIDA - Sábados, às 16h

Numa linguagem simples e atraente, a sessão As Origens da Vida aborda algumas das questões mais profundas da ciência da vida: as origens da vida e a busca humana pela vida fora da Terra.

Iniciando com a teoria do Big Bang, em ordem cronológica, a sessão apresenta questões relativas a origem das moléculas orgânicas na Terra e no Universo, a formação das estrelas, a formação do Sistema Solar, os primeiros indícios de vida na Terra, a extinção dos dinossauros e a busca por vida extraterrestre. Após a busca pela origem da vida, iremos explorar o céu da noite, procurando nos planetas e nas estrelas, locais que possibilitam abrigar vida.

As Origens da Vida é uma viagem inspiradora no tempo e uma celebração da vida na Terra. Durante a sessão são apresentadas as recentes descobertas sobre a ciência da vida, demonstrando que, se em algum momento da humanidade essa ciência fez avanços, este momento é agora!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português e narração ao vivo do céu da noite.

Temática: Vida na Terra, vida fora da Terra, Big Bang, Estrelas e Reconhecimento do Céu.

Indicação: público juvenil e adulto.

Duração (aproximada): 45 minutos.

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO INFANTIL - O ANIVERSÁRIO DO PINGO - Domingos, às 13h30

Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, que é um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé). Juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: Big Bang, Estrelas, Planetas e Constelações.

Indicação: público infantil (maiores de 6 anos).

Duração (aproximada): 30 minutos.

Capacidade: 120 lugares.

SESSÃO JUVENIL E ADULTA - O MENSAGEIRO DE MARTE - Domingos, às 16h

Durante séculos, os seres humanos sempre tentaram desvendar os segredos do planeta Marte. Na ficção, na ciência ou na imaginação dos terráqueos, a vida no planeta vermelho é algo possível. A questão é saber que tipo de vida pode existir ou vir a existir em Marte. A observação de Marte e sua laçada quando contemplada no solo terrestre, os diversos nomes que o planeta vermelho recebeu no passado, suas luas Deimos e Phobos, o nascer do Sol observado no solo marciano, as sondas enviadas para Marte e muitos outros fatos são apresentados pelo mensageiro de Marte. Venha descobrir quem é O Mensageiro de Marte e o que ele tem a nos falar sobre o seu planeta. Somente aqui, no Planetário e Teatro Digital de Santo André!

Recursos visuais: animação em 360 graus, com projeção de estrelas.

Áudio: gravado em português.

Temática: Marte.

Indicação: acima de 12 anos.

Duração (aproximada): 55 minutos.

Capacidade: 230 lugares.

LABORATÓRIO ASTRONÔMICO - Sábados e domingos, após as sessões de cúpula.

Através do Laboratório Astronômico, espaço com 700 m2 de área de painéis e experimentos, os visitantes aprendem assuntos relativos ao Sistema Solar, Astronáutica, Estrelas, Bandeira do Brasil e outros temas ligados à Astronomia e Astronáutica.

Recursos visuais: painéis e experimentos.

Temática: Astronáutica e Astronáutica.

Indicação: público infantil, infanto-juvenil e adulto.

Duração: 30 minutos.

Somente para visitantes que assistiram a sessão de cúpula.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DURANTE A SEMANA - PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2015

As duas atividades abaixo acontecerão até o dia 1º de fevereiro e estão inclusas no ingresso de acesso à Sabina.

OFICINA ASTROKIDS

Acompanhadas pelos monitores do Planetário, as crianças participam de atividades de construções de objetos de Astronomia e Astronáutica de forma divertida e cultural.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: de terça à sexta-feira, às 16h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.


ATIVIDADE ASTROLÚDICA

Monitores do Planetário realizam diversos jogos pedagógicos para as crianças se divertirem e aprender Astronomia e Astronáutica.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: de terça à sexta-feira, às 17h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: A VIAGEM DE CAÊ

Sinopse: A Viagem de Caê conta a história de um garoto esperto e curioso que depois de uma aula sobre o Sistema Solar na escola, volta para casa muito empolgado com os planetas.Para sua surpresa e de sua cachorrinha Crespinha recebem a visita de um foguete muito misterioso que propõe a ele uma vigem inesquecível. Cae e Crespinha partem em uma incrível viagem para conhecer todos os planetas do Sistema Solar e viver a maior aventura de suas vidas.

Não há restrição de idade para esta a atividade.

Quando: às quintas, às 14h.

Duração: 1 hora.

Local: no saguão de entrada do Planetário.

OBSERVAÇÃO DO SOL COM TELESCÓPIO

Utilizando telescópios especiais o público poderá observar o Sol como nunca antes contemplado. Durante as observações serão apresentados conceitos sobre a nossa estrela e o que está sendo observado. As observações estarão sujeitas as condições meteorológicas.

IMPORTANTE: Em caso de céu nublado ou chuva a atividade será cancelada.

Quando: às sextas, às 14h.

Duração: 1 hora.

Local: área externa do Planetário.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

DIA DO ASTRONAUTA – SOMENTE no dia 09 de janeiro de 2015, sexta-feira

No Dia do Astronauta celebraremos a importância da participação brasileira na ida ao espaço. O Planetário e Teatro Digital de Santo André, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, irá comemorar o dia 09/01 com uma programação especial. Esperamos você!

IMPORTANTE: Estas atividades estão inclusas no ingresso da Sabina, somente no dia 09 de janeiro.

    14h às 15h - Observação do Sol via telescópio;
    15h30 às 16h30 - Oficina Astrokids especial: construção e lançamento de Foguetes Pets;
    16h30 às 17h - Lançamento de foguete de grande pressão.

SERVIÇOS:

BILHETERIA – Venda de ingressos somente pessoalmente, das 12h às 17h.

SABINA

INTEIRA: R$ 10,00

MEIA: R$ 5,00

SABINA E UMA DAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO

(SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS, ÀS 13h30 OU 16h), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DIVULGADA MENSALMENTE.

INTEIRA: R$ 15,00

MEIA: R$ 7,50

SABINA E DUAS APRESENTAÇÕES DO PLANETÁRIO

(SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS, ÀS 13h30 E 16h), DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DIVULGADA MENSALMENTE.

INTEIRA: R$ 20,00

MEIA: R$ 10,00

IMPORTANTE:

    Após entrada na Sabina não será possível regressar para comprar ingressos para o Planetário, pois os ingressos não podem ser vendidos separadamente; da mesma forma, se o ingresso para o Planetário for perdido o visitante deverá adquirir, se houver disponibilidade, novos ingressos para a Sabina e o Planetário;

    Quem deseja comprar ingressos para o Planetário deve se programar para chegar com muita antecedência, pois geralmente os ingressos esgotam rapidamente para as duas sessões logo na abertura da Sabina, que ocorre ao meio dia aos sábados, domingos e feriados que não incidam às segundas.
    Para a Sabina não há limite de entrada de público, basta chegar, adquirir o ingresso e entrar. Já no Planetário o atendimento é diferenciado, pois na sala de projeção há um número limitado de poltronas, como num cinema ou teatro.

Formas de pagamento pessoalmente, na Sabina:

Dinheiro, cartão de débito bandeiras Visa e Mastercard.

Não aceitamos cheques ou cartões de crédito.

De acordo com o DECRETO Nº 16.414, DE 31 DE JULHO DE 2013:

Meia entrada:

Válida para estudantes, aposentados, idosos (acima de 60 anos), Servidor Publico Andreense, Professores de outras redes e crianças de 6 a 12 anos.

Isenção:

Válida para professores e alunos da Rede Municipal de Santo André, alunos do ensino fundamental da Rede Estadual cujas unidades estejam localizadas no município de Santo André, pessoas com deficiência e crianças menores de 5 anos.

• É necessário apresentação de documentos comprobatórios (RG, holerite, carteirinhas de estudantes ou declaração de matrícula vigente);

• Os ingressos são válidos somente para o dia da visita;

• Cada visitante poderá adquirir no máximo 8 ingressos;

• Não será permitida a entrada e permanência de menores de 16 (dezesseis) anos, desacompanhados de um representante adulto.

SERVIÇOS:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

E

Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)

Santo André – SP

CEP: 09181-730

Telefone: 11 4422-2017

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse o link http://bit.ly/11vvZqq  (Google Maps) para saber como chegar na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Estacionamento grátis, sujeito a vagas.

Não há lanchonete no local por enquanto, mas há um refeitório onde os visitantes podem consumir lanches que trouxerem por conta.