Departamento de Desenvolvimento Econômico
O Departamento de Desenvolvimento Econômico tem como objetivo promover, estimular e fortalecer as atividades econômicas e a inovação tecnológica no município, além de atrair novos investimentos interagindo com as entidades representativas e governamentais. Neste conceito, o departamento desenvolve os seguintes projetos e programas:

InNova Santo Andre - A Incubadora Tecnológica de Santo André é um instrumento de fomento à criação e desenvolvimento de pequenas e microempresas de base tecnológica. Tem como foco principal a capacitação dos empreendedores em aspectos técnicos, gerenciais e mercadológicos, a disponibilidade de infraestrutura propícia e a oferta de serviços de apoio ao desenvolvimento dos novos negócios. A InNova Santo André busca a excelência em qualidade em todas as suas atividades, objetivando a continua satisfação de seus incubados, colaboradores, fornecedores, instituidores e parceiros.

Sala do Empreendedor - Presta atendimento exclusivamente ao próprio empreendedor, orientando e prestando os serviços sem que haja necessidade da pessoa ir a vários departamentos para abertura do seu cadastro dentro do município.

Banco do Povo Paulista - O Banco do Povo Paulista é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de promover geração de emprego e renda, por meio da concessão de micro crédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, sejam eles formais ou informais.

Portal do Empreendedor - É a porta de entrada que integra todos os procedimentos e informações de interesse do empreendedor, com a função de simplificar e centralizar serviços municipais para pessoas que desejam abrir uma empresa, contendo desde informações básicas, até fazer o requerimento on-line do Alvará de Funcionamento, Cadastro Municipal Contribuinte – CMC, Licença Sanitária e Ambiental, e, ainda, informações para o Empreendedor Individual e da Sala do Empreendedor. No portal, o interessado também tem acesso a outras instâncias como a Jucesp, a Receita, entre outros.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico  -Criado pela lei nº 7.889, de 14 de setembro de 1999, e vinculado tecnicamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Ciência e Tecnologia, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é nomeado pelo prefeito municipal e composto por 9 representantes do poder público e 9 da sociedade civil.

Lei de Incentivos Seletivos - Como forma de buscar o fortalecimento da classe empresária, o poder público municipal tem interesse em regulamentar leis que possibilitam constantes benefícios para contribuir com o desenvolvimento econômico local. Em 2001, foi publicada a Lei nº 8.223, que dispõe sobre incentivos seletivos, com o objetivo de propiciar um ambiente favorável para os empreendedores que desejam instalar ou ampliar o seu próprio negócio no município, sendo contempladas as empresas que explorem atividades industriais em geral e as inerentes ao turismo.

Diretora

Josephina Cardelli
Telefone: (11) 4433-0317

Coordenadoria de Fomento Ao Comércio -  tem como objetivos criar um canal de interlocução da Prefeitura com o comércio local; estimular o desenvolvimento dos centros comerciais do Município; descentralizar o comércio e revitalizar os diversos núcleos comerciais; encaminhar demandas de manutenção do espaço público nos centros de bairros;

incentivar e melhorar a qualificação profissional na gestão dos empreendimentos; fomentar o empreendedorismo nos macro, médios e pequenos empreendimentos individuais; gerar maior empregabilidade e renda; reduzir a mortalidade das empresas; oferecer capacitação empresarial; identificar empreendedores informais para incentivar e promover a formalidade; identificar e formar núcleos representativos dos comerciantes e prestadores de serviços; além de atrair empreendedores.

Diretor
Rosemar Ficher