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Segurança Urbana e Comunitária

Equipe - Secretaria de Segurança Cidadã

Secretário
José de Oliveira Pinto
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4433-7506

Secretário Adjunto
Marcos A. Medeiros
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4433-7505

Diretora DAPS
Elisabete Aparecida Leite de Carvalho
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4433-7507

Diretor DPOS
Wilson Roberto Silveira
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4433-7515

Servidores

Secretário de Segurança Urbana e Comunitária

Secretário Adjunto


Comandante da Guarda Civil Municipal

Rogério Durante

Subcomandante da Guarda Civil Municipal
Vilma da Silva Tavares

Diretor do Departamento de Articulação de Políticas Públicas
Jaife Kercher Nobre

Assistente de Diretor
Gilberto Ferreira Anísio

Gerente de Formação de Políticas de Segurança
Gilberto Tadeu de Lima

Coordenadora do CIC

Gisele de Lima


Diretor do Departamento de Planejamento e Operações de Segurança

Luiz Ernesto Melchior Roland

Assistente
Hideharu Gonbata

Gerente Monitoramento Eletrônico Técnico
Marcos Antônio Fedrigo

Gerente de Suprimentos
Silvio Martins da Silva

Gerente Financeiro Administrativo
Márcia Aparecida Campacci Schiewaldt

Ações e Programas

Dentre as atividades da corporação da Guarda Civil Municipal, destacam-se as seguintes:
- Grupamento Romo (Rondas com Motocicletas): As 15 equipes que compõem a Romo são formadas por 30 motociclistas que atuam na prevenção e atendimento de ocorrências críticas.

- Grupo Anjos da Guarda: A equipe dos Anjos da Guarda atua nas escolas da rede municipal, estadual, particular e instituições filantrópicas, realizando palestras e atividades teatrais e pedagógicas na prevenção do uso de drogas, bullying e violência de todos os gêneros. Desenvolvido em 2010 pela GCM, em parceria com a Secretaria de Educação, o programa atende mensalmente 3,3 mil crianças nas escolas municipais, 1,5 mil nas particulares, 600 adolescentes e adultos em instituições filantrópicas, um total de 5,4 mil atendimentos por mês. As apresentações têm duração de uma hora.

- Viaturas de Patrulhamento: A GCM possui 20 viaturas, que operam dia e noite na cidade.

- Destacamento de Paranapiacaba: Localizado na Vila de Paranapiacaba, o destacamento é responsável pela segurança do patrimônio histórico e ambiental da região.

 

Ações e Programas do Departamento de Articulação de Políticas Públicas (DAPS):
- Reuniões mensais do Conselho de Segurança (Conseg) da região sul, no auditório do Centro Integrado da Cidadania;

- Mulheres da Paz: encerrado em abril de 2013, o projeto que capacitou 140 mulheres, atuantes em comunidades que constituem áreas conflagradas, com vistas à construção e ao fortalecimento das redes sociais de prevenção e enfrentamento à violência, no âmbito do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A princípio, o programa beneficiou moradores dos bairros Jardim Santo André, Jardim Irene, Cata Preta, Vila João Ramalho e Vila Rica. Durante 12 meses, as participantes realizaram 7.586 atendimentos a famílias carentes;

Justiça Comunitária (projeto em andamento): Em fase de licitação, o convênio tem por finalidade a criação de um Núcleo de Justiça Comunitária em Santo André, com o objetivo de contribuir para o acesso à justiça por meio democratização e capacitação de agentes comunitários em mediação de conflitos. O programa beneficiará moradores de bairros incluídos no Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci);

- Segurança Interativa (projeto em andamento): Em fase de licitação, o convênio com o governo federal visa à aquisição de oito furgões, como Bases Móveis Comunitárias, e 20 bicicletas para patrulhamento. As bases contarão ainda com computador de bordo para coleta de informações, atendimento de ocorrências e encaminhamentos de demanda dos moradores locais. Trabalharão nestes pontos cerca de 80 guardas municipais, atuando na prevenção, coleta de demanda e mediação de conflitos. O programa beneficiará grande parte da população do município e aos próprios públicos;

- Reaparelhamento e Modernização da Guarda (projeto em andamento): convênio com o governo federal para reaparelhamento da Guarda Civil Municipal;

- Ensino, valorização e promoção da saúde dos Guardas Civis Municipais (projeto em andamento): outro convênio com o governo federal, que visa a valorização profissional e promoção da saúde dos representantes da Guarda Civil Municipal, por meio da criação de ambiente para pratica de atividades físicas laborais. O programa quer ainda promover a Educação Profissional, por meio do aprimoramento do ambiente educacional e de ensino, a partir da contratação de empresas, de profissionais liberais e de entidades de Educação para capacitação, formação e especialização dos GCMs;

- GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal): É uma ferramenta de gestão que reúne o conjunto de instituições que incidem sobre a política de segurança do município, promovendo ações conjuntas e sistemáticas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, aumentando, assim, a percepção de segurança por parte da população;

- Consem (Conselho de Segurança do Município): No âmbito estadual, o conselho promove reuniões, que têm como objetivo construir um planejamento de ações a serem executadas, com informações colhidas nas reuniões entre Consegs. O levantamento desses dados, trazidos pelas autoridades dos conselhos, conta com a participação de autoridades de segurança pública municipal, tais como delegados e comandantes de área, representantes da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, presidentes dos Consegs, diretores e presidentes da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Associação de Corretores de Seguro do Grande ABC;

- Crack, é possível vencer: A partir do compromisso firmado com o Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária inseriu-se no projeto Crack é possível vencer, importante projeto focado na redução de danos causados pela droga. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, a secretaria atua acompanhando e auxiliando profissionais de outras áreas como médicos, psicólogos e assistentes sociais, no trabalho de retirada das ruas, além de agir na readaptação e aproximação familiar e social dos usuários.


Ações do Departamento de Planejamento e Operações de Segurança:
- Gerencia todas as câmeras de vídeo monitoramento da cidade;

- Realiza a compra de matérias e produtos para todos os departamentos da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária;

- É responsável pelas gestão de atividades de natureza financeira, orçamentária e administrativa da Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, coordenando os trabalhados e materiais disponíveis, a fim de garantir resultados.