Conf Educ 2015

• Acessos: 1442

As inscrições para a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PME ocorrem de 07 a 22 de abril pelo site da Prefeitura.

Nosso desejo é garantir a participação de um grande número de pessoas e que os debates sejam enriquecedores, de fato democráticos em seu desenvolvimento.

Mais informações sobre as inscrições pelos telefones 4468-4323 (Dolores/Elaine/Ana Lúcia) e 4468- 4313 (Cidinha).

Orientações para preenchimento da ficha de inscrição

Solicitamos que cada interessado preencha o formulárioda ficha de inscrição somente uma vez. Caso o mesmo seja preenchido mais de uma vez, será considerado como inscrição o primeiro preenchimento, sendo os demais desconsiderados.

Faça sua inscrição online

Orientações

• Acessos: 997

FASE PREPARATÓRIA
Esta etapa ocorreu nos dias 21 e 28 de fevereirocom o objetivo de preparar os participantes para o momento de discussão e elaboração das metas e estratégias do Plano Municipal de educação que serão concluídas na Conferência Municipal de Educação, convocada exclusivamente para este fim.
A opção pela modalidade/eixo transversal será feita no momento da inscrição. Cadaparticipante poderá participar nos dois dias distintos, indicando uma modalidade ou eixo transversal.

PRÉ-CONFERÊNCIAS
Essa etapa ocorrerá em 04 (quatro) Pré – Conferências distribuídas em diferentes regiões da cidade, neste momento os participantes terão a possibilidade de indicar metas e estratégias para consolidarmos o PME.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL
Elaborado o documento preliminar com as contribuições daspré-conferências, este deverá ser submetido aos participantes presentes na conferência municipal para discussão apreciação e aprovação, com a incorporação das sugestões, correções, acréscimos ou alterações que couberem.

Calendário e Programação

• Acessos: 2255

FASE PREPARATÓRIA (FASE JÁ CONCLUIDA)

21 de fevereiro de 2015 (sábado) – Modalidade

- Educação Infantil

- Ensino Fundamental

- Ensino Médio/Profissionalizante

- Educação de Jovens e Adultos

- Ensino Superior

28 de fevereiro de 2015 (sábado) – Eixo Transversal

- Qualidade da Educação

- Gestão Democrática

- Valorização Profissional

- Financiamento da Educação

- Educação Especial

PROGRAMAÇÃO DA FASE PREPARATÓRIA:

8h - Credenciamento (até às 9h)

8h15 - Abertura da Fase Preparatória

8h30 - Encaminhamentos para discussão em grupos de acordo com as modalidades ou eixos transversais.

Local: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Endereço: Entrada pela Av. dos Estados, 5001 - Bloco A– Bangu

Estacionamento: Possibilidades: Estacionamento pago do Carrefour, nas ruas adjacentes ou translado de ônibus disponibilizado pela Prefeitura que levará os participantes do Paço Municipal até a UFABC com saída às 7h45 e retorno às 13h30.

Horário: das 8h às 13h30

PRÉ-CONFERÊNCIAS

Região A – Vila Floresta e adjacências

Data: 14 de março de 2015 (sábado)

Local: EMEIEF Maria da Graça

End.: Rua Parintins, 344 – Vila Floresta

Horário: das 8h30 às 13h

Região B - Jardim Santo André e adjacências

Data: 17 de março de 2015 (terça-feira)

Local: Auditório do CESA Jardim Santo André

End.: Rua dos Dominicanos, 1.250 - Jd. Santo André

Região C - Vila Humaitá e adjacências

Data: 26 de março de 2015 (quinta-feira)

Local: EMEIEF Salvador dos Santos

End.: Rua Guerra Junqueira, 366 – Vila Humaitá

Região D - Utinga e adjacências

Data: 31 de março de 2015 (terça-feira)

Local: EMEIEF João de Barros

End.: Rua Londres, nº 444 - Utinga

Horário: das 18h30 às 22h30

PROGRAMAÇÃO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS (sábado)

8h - Credenciamento (até 9h)

8h30 - Abertura da Pré-Conferência

9h - Encaminhamentos para discussão em grupos de acordo com as modalidades ou eixos transversais.

PROGRAMAÇÃO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS (durante a semana)

18h - Credenciamento (até 19h30)

19h - Abertura da Pré-Conferência

19h30 - Encaminhamentos para discussão em grupos de acordo com as modalidades ou eixos transversais.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Dia 24 de abril (sexta-feira)

18h30 - Café / Credenciamento (até às 19h30)

19h - Abertura Oficial

22h - Encerramento

Local: Teatro Municipal de Santo André: Praça IV Centenário

Dia 25 de abril (sábado)

8h - Café / Credenciamento (até às 9h)

9h - Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h30 -Sistematização nos grupos das discussões por modalidades e eixos transversais.

12h30 - Almoço

14h -Plenária para aprovação do documento como um todo.

17h –Encerramento

Local: Centro Universitário Anhanguera: Av. Dr. Alberto Benedetti, 444 - Vila Assunção

• Acessos: 2122

conferencia educacao1

A Secretaria de Educação de Santo André está preparando o Plano Municipal de Educação (PME).

O PME é uma política educacional para uma década. São tomadas de decisões e acordos a fim de qualificar a educação das crianças, adolescentes e jovens dos municípios.

Os planos municipais são decorrência da aprovação do último Plano Nacional de Educação (PNE), em 25 de junho de 2014. Segundo as orientações do Ministério da Educação, a contar da aprovação do PNE os municípios teriam 01 (um) anopara elaborá-los.

O PNE 2014-2024 estabelece 20 metas, precedidas de estratégias para qualificar e aperfeiçoar a educação nacional. Nesta perspectiva, Santo André terá que pautar suas metas com base nas que foram instituídas pelo PNE.

Para isso, foi estabelecido um calendário de discussão na cidade envolvendo os diversos setores da sociedade civil, profissionais do magistério, funcionários, alunos das redes municipais, estadual e privada, familiares, membros do Conselho de Escolas e todos aqueles que têm a educação como uma premissa essencial dos cidadãos e cidadãs.