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Vila de Paranapiacaba

  • Escrito por Prefeitura de Santo André

paranapiacaba-relogio

Em 1850 Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, empenhou-sena construção da Estrada de ferro Santos-Jundiaí e em 1856 um Decreto Imperial concedeu a firma inglesa São Paulo Railway Company Ltd o privilégio da construção e o prazo de 90 anos para sua exploração. Com a inauguração da ferrovia, em 1867 a empresa se viu obrigada a manter operários no local, para a complementação e manutenção das obras. Posteriormente a duplicação da ferrovia edificou uma Vila no Alto da Serra, a Vila Martin Smith, de ruas arborizadas com alinhamentos regulares e captação de águas.

Na década de 1940 a Vila sofreu duas marcantes intervenções: Em 1945 passou a chamar-se Paranapiacaba e no ano seguinte a São Paulo Railway Co. foi incorporada ao Patrimônio da União e passou a ser administrada pela RFFSA, terminando assim com a presença dos ingleses na região. Ao receber o patrimônio, em 1946 o governo esforçou-se em manter a qualidade nos transportes de carga e passageiros que os ingleses tinham até então.

No tempo dos ingleses a Vila apresentava certo ar europeu, romântico, com chalés de madeira, quintais separados por cercas vivas e ruas calmas, ladeadas de pinheiros, em contraste com a Parte Alta, que recebeu uma ocupação urbana, marcada pela herança portuguesa, com ruas estreitas e casas de pequenas frentes edificadas junto ao alinhamento. Unindo a Parte Alta e a Parte Baixa havia uma ponte metálica destinada exclusivamente aos pedestres e bicicletas, que se mantém até hoje, após algumas reformas.

Em 1982 o sistema funicular finalmente deixou de funcionar. Era o fim de uma era de glamour e o recomeço de uma luta pela preservação do que ainda restava da história da ferrovia inglesa e iniciava-se o movimento para a redestinação da Vila para transformá-la num pólo turístico, que mostrasse as belezas de suas cachoeiras, trilhas, parques e museus, que envolvesse as pessoas no seu clima mágico, cultural e histórico e, em 1987 foi apresentado o Plano Integrado de Preservação e Revitalização pela Emplasa e o Condephaat decreta o tombamento histórico, abrangendo a área do núcleo urbano, os equipamentos ferroviários e a área natural ao redor da vila, selando legalmente o local como de interesse público e em abril de 2000 Paranapiacaba tornou-se oficialmente um dos núcleos do programa da Reserva da Biosfera da UNESCO, um programa que engloba a proteção de 329 áreas de floresta em 83 países.

Em 2001 a prefeitura de Santo André dá o primeiro passo para assumir definitivamente a Vila ao criar a Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense e em 2002 foi formalizada a compra da Vila de Paranapiacaba da RFFSA. O contrato de compra e venda foi assinado no interior do Castelinho, uma testemunha inglesa do acordo que mudaria o destino de Paranapiacaba.

Em 05 de junho de 2003, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi criado o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, uma área verde com cerca de 4,2 km2 de Mata Atlântica secundária no entorno da Vila.

Hoje a Vila conta com dois museus: O Museu Castelinho, uma construção vitoriana que servia de residência para o Engenheiro Superintendente, autoridade máxima da ferrovia inglesa, que hoje abriga o museu, que guarda a memória dos tempos de funcionamento da São Paulo Railway Co., e o Museu Funicular, que consiste em três galpões situados no pátio ferroviário, onde é possível ver as locomotivas, o carro fúnebre, as máquinas fixas e peças menores como a azeitadeira, utilizada para lubrificar as máquinas. E, ao ar livre podem ser vistos o trem ambulância, já bem enferrujado e o trem guindaste a vapor.

A vila também é cercada por três importantes unidades de conservação. A reserva Biológica do Alto da Serra, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar. As trilhas, parques e cachoeiras de Paranapiacaba compõem um cenário natural fantástico, que pode ser percorrido desde as trilhas mais fáceis até as mais difíceis, e requerem acompanhamento por monitores. Dentre elas as mais populares são a Trilha da Pontinha, a do Mirante, Tanque do Gustavo, Olho D’água e Taquarussu.

Em 2001 realizou-se na Vila o 1º Festival de inverno de Paranapiacaba, com muita expectativa. O povo ia chegando pela passarela metálica, que liga a Parte Alta à Vila Nova, onde os espetáculos se concentravam no Clube Lyra Serrano, outrora palco de grandes bailes e espetáculos na Vila. Hoje já estamos na 17º edição do festival, um dos eventos para reconhecidos da Cidade de Santo André, que se expandiu por toda a Vila, com vários artistas, que se apresentam em diversos palcos espalhados pela cidade, várias opções gastronômicas, como o Cambuci, marca registrada da região e a feira de artesanato.

Temos também o Festival do Cambuci, onde são apresentados diversos pratos, doces e bebidas que utilizam o fruto como seu principal elemento. A Convenção das Bruxas, a Festa do Padroeiro e diversos outros eventos que acontecem no decorrer o ano.

Tombada pelo tombado pelo órgão estadual CONDEPHAAT, pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, em 2003 na esfera municipal pelo COMDEPHAPASA, a vila hoje está em processo de restauração pelo Programa PAC Cidades Históricas do Governo Federal.

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