Vejam as fotos do processo de construção do PPA Participativo:

• Acessos: 1214

(6 reuniões de Mobilização de Lideranças; Mutirão PPA na Cidade; 6 Plenárias Setoriais; 20 Plenárias Regionais; PPA Criança; Posse dos Representantes Regionais da CMPP (Comissão Municipal de Planejamento Participativo); 5 Reuniões com entidades; 2 Caravanas da Cidadania; 6 Encontros de Formação da CMPP; 8 Seminários Temáticos; Consolidação do PPA 2014-2017; Ato de entrega do PPA 2014-2017 à Câmara de Vereadores)

{gallery}PPA2013{/gallery}

PPA Criança

• Acessos: 1657

PPA CRIANCA

As crianças também participaram em nosso movimento de planejamento participativo. Nas plenárias regionais elas deixaram recados para o Prefeito e para a Prefeitura. Eram ações e atividades que acreditavam ser importantes para que Santo André se transformasse em uma cidade melhor.

E como fazer com que mais e mais crianças pudessem participar? A Secretaria de Educação lançou a possibilidade para as 51 escolas de ensino fundamental da rede municipal no intuito de que diretores/as, professores/as, alunos/as e funcionários/as pensassem qual cidade desejavam para o futuro. Foram muitas rodas de conversa, produção de cartazes e desenhos que elencaram em cada escola até três propostas.

Também foram eleitos dois representantes por escola para participação nas plenárias organizadas por setor territorializado da Educação. Os resultados dessa primeira etapa foram a elaboração de 153 diret rizes e a eleição de 102 representantes.

Nas plenárias por setor, os/as representantes apresentaram as diretrizes ao Prefeito e tiveram a oportunidade de conhecer também o funcionamento da Câmara Municipal. A etapa final consistiu em uma plenária geral que priorizou 15 entre as 153 diretrizes divididas em propostas para a cidade e, especificamente, para a área de educação.

Esse conjunto passou a integrar as propostas de diretrizes que foram priorizadas nas Plenárias Regionais
e consideradas na formulação dos Planos de governo.

Confira alguns dos trabalhos realizados para o PPA Criança:

{gallery}PPA2013/PPA_CRIANÇA{/gallery}

• Acessos: 18232

Faça parte dessa construção!

A participação social tem história em Santo André, com início em 1989, na primeira gestão do prefeito Celso Daniel.

Regio F - Guiomar 1Entre as diversas iniciativas, o Orçamento Participativo - OP, desenvolvido entre os anos de 1997 a 2008, firmou-se como espaço de decisão conjunta, por meio do qual governo e população foram corresponsáveis por mais de 300 realizações na cidade.
Nesse momento, e com a perspectiva de aperfeiçoar o processo democrático, a Prefeitura lança o Plano Plurianual (PPA) Participativo.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que orienta os gastos públicos durante 4 anos.

A promoção da participação dos cidadãos e cidadãs no planejamento orçamentário da cidade tem entre seus objetivos gerar transparência dos gastos públicos, por meio do controle social das ações do governo, além de formar e informar a população sobre os mecanismos de funcionamento dos serviços públicos.

Este governo tem a convicção de que a participação da população nas ações da Prefeitura confere qualidade à gestão, pois soma um olhar importante daqueles que vivenciam Santo André e conhecem de perto as necessidades, prioridades e urgências da cidade.

Para a realização do PPA Participativo, Santo André está organizada em 20 regiões.