Daniele Vieira

Exposição ‘A arte negra na cultura brasileira’ entra em cartaz em Santo André

Trabalhos do artista plástico Elifas Andreato podem ser conferidos até o dia 30 de julho no térreo 1 da Prefeitura

Santo André, 17 de julho de 2018 – Os munícipes que passarem pelo térreo 1 da Prefeitura de Santo André, poderão conferir imagens da exposição itinerante “A arte negra na cultura brasileira”, do artista plástico Elifas Andreato. As obras estão expostas no mural e ficarão disponíveis para visitação até o dia 30 de julho. A exposição foi organizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

“É muito importante receber a exposição, pois ela se propõe valorizar o trabalho do artista plástico Elifas Andreato, e o reconhecimento de sua obras é, indiretamente, uma forma de reconhecimento do valor dos afrodescendentes no campo das artes e da cultura nacional”, afirmou o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Edson Rodrigues Veloso.

Os trabalhos da exposição retratam a abolição da escravatura brasileira e o que ela representa 130 anos depois. São 12 obras, que através da arte e da cultura, representam o papel do negro na sociedade. Elifas Andreato é paranaense, artista gráfico e jornalista. Sua carreira começou em 1965, quando trabalhava como torneiro mecânico na Fiat Lux, em São Paulo, e começou a pintar painéis que decoravam os bailes da fábrica nos finais de semana.

Texto: Daniele Vieira

Fundo Social de Solidariedade de Santo André começa a realizar entregas da Campanha do Agasalho

Até o momento, foram arrecadadas mais de 62 mil peças

Santo André, 21 de junho de 2018 – O Fundo Social de Solidariedade de Santo André iniciou nesta quinta-feira (21) a entrega das peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2018. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Carolina Barreto Serra, esteve presente na distribuição das peças, realizadas nas instituições Casa de Lucas e Centro de Libertação de Vidas. Até o momento fora arrecadas mais de 62 mil peças na campanha.

“Nosso objetivo este ano é bater um novo recorde para ajudar um número maior de pessoas É importante que todas as roupas e sapatos estejam em condições de uso, para facilitar a triagem e distribuição. Quem não puder levar em um dos pontos espalhados pela cidade, pode deixar também em uma de nossas lojas Santo André Solidária, nos shoppings ABC, Atrium e Shoppinho Santo André, que estão abertas todos os dias”, destacou Ana Carolina Barreto Serra.

A instituição Casa de Lucas, que atende 125 crianças de 6 a 14 anos e auxilia 96 famílias, e a creche Centro de Libertação de Vidas (CELIVI), que atende crianças de 2 a 5 anos, receberam cerca de mil peças cada. As duas entidades são auxiliadas também pelo Banco de Alimentos.

A Campanha do Agasalho continua no município. As caixas para arrecadação das doações estão distribuídas em 285 pontos da cidade, como o Grand Plaza Shopping, Paço Municipal, Colégio Pentágono, Parque Celso Daniel, Clube Primeiro de Maio, Delegacia de Defesa da Mulher, entre outros, além das lojas solidárias, nos shoppings ABC, Atrium e Shoppinho Santo André.

A relação de pontos de arrecadação está disponível no site da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br).

Texto: Daniele Vieira

Assinar este feed RSS