JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 193

Escolas do Grupo A fazem a festa do Carnaval para 20 mil pessoas

Oito agremiações se apresentaram na noite do último domingo (2), na Avenida Firestone

Santo André, 3 de março de 2014 - Pontualmente às 19h10 do último domingo (2), na Avenida Firestone, foi anunciada a abertura da segunda noite do Carnaval andreense, quando se apresentaram as oito agremiações do Grupo A de Santo André. Arquibancadas lotadas receberam o público de 20 mil pessoas.

Público de 20 mil pessoas celebrou a festa das oito escolas de sammbaCom o enredo Alto da Serra e as suas Belezas Naturais, a Pantera Negra iniciou o desfile das escolas de samba. Os carnavalescos trouxeram a Maria-Fumaça e Paranapiacaba para a avenida, levantando a torcida e os foliões que vieram participar da festa.

Embaixo de chuva, a Mocidade Independente da Cidade São Jorge aqueceu a avenida do samba com O Auto da Barca do Inferno, na disputa entre o céu e o fogo eterno pelas almas humanas.

A agremiação Leões do Vale fez a homenagem Raça Negra, Alma Brasileira, lembrando desde os escravos trazidos do continente africano até os elementos já incorporados ao folclore nacional, como o boi-bumbá.

A mais tradicional das escolas de Santo André sambou a astrologia e os 12 signos do Zodíaco com o enredo Acredite se quiser, os astros anunciam: Ocara Clube, um desfile de alegria, que dá nome à escola.

A África voltou à avenida com a Tradição de Ouro, que contou a história dos negros e a luta contra o preconceito, além de destacar toda arte e cultura trazida por eles ao Brasil. O Rei Momo, Valter Pinto, fez uma participação especial na roda de capoeira que fechou o desfile Da África ao samba paulistano: Tradição exalta o valor da Raça Negra.

A vencedora do Carnaval 2013 preparou a viagem No mundo mágico da alegria, onde tem folia tem Lírios de Ouro, celebrando a felicidade, desde os egípcios, passando pelo Oriente, o circo, o Carnaval e a Seleção  Brasileira de Futebol.

Na sequência, Afoxé é cortejo, é ritual. A Seci é festa, é Carnaval invadiu a pista invocando Oxum e Iemanjá, mostrando mais uma vez a força da cultura negra nas festas brasileiras.

A Mocidade Fantástica de Vila Alice fechou os desfiles das escolas de samba com Atlântida, terras perdidas, antigas sabedoria, berço da civilização. A festa acabou por volta das 4h desta segunda-feira (3), sem ocorrências registradas pela Polícia Militar.

Em tempo: a animação das crianças roubou a cena em todos os desfiles. Elas emocionaram com fantasias de boi-bumbá, dançarinos de frevo, mestre-sala e porta-bandeira, jogaram capoeira e arrancaram aplausos e gritos do público.

Crianças emocionaram o público do Carnaval

APURAÇÃO -
O Carnaval de Santo André é organizado pela Prefeitura em parceria com a Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André). A apuração será realizada no dia 5 de março (quarta-feira de cinzas), a partir das 14h, no ginásio Noêmia Assumpção, no bairro Camilópolis.

Crédito das fotos:
Miguel Denser / PSA

A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emSegunda, 03 Março 2014 18:03