bannermeiamaratona-01

Professores se encontram para trocar experiências sobre alfabetização

Blog com reportagens sobre os trabalhos realizados em sala de aula será lançado neste sábado (5)

Santo André, 4 de outubro – Canto, jogos, contação de histórias e jogral são alguns dos recursos utilizados para alfabetização das crianças da rede municipal de ensino de Santo André. As iniciativas foram tantas e tão interessantes e bem sucedidas, que os professores se reunirão neste sábado (5) para trocar experiências e conhecer o blog www.pnaicsantoandre.wordpress.com – portal abastecido com reportagens realizadas em 56 salas de aula, produzido pela Educação para divulgar as atividades, as quais fazem parte dos cursos de formação do PNAIC (Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa). O encontro será realizado na Emeief Carlos Drummond de Andrade (R. Hatsuey Motomura, s/n. Silveira), a partir das 9h.

Santo André adere ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Serão expostos 39 trabalhos distribuídos em 14 salas, com a apresentação de 56 professores e a participação de alunos da rede, que realizarão monitoria e demonstração das atividades. Além disso, 90 banners estarão expostos com imagens e informações sobre outros projetos realizados nas 51 (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Ao todo, 402 professores alfabetizadores participaram das atividades de formação do Pacto, a maioria do primeiro ciclo do fundamental, que corresponde aos 1º, 2º e 3º anos.

O PACTO – A Prefeitura de Santo André aderiu ao Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa em fevereiro. O programa, do governo federal, tem o objetivo de alfabetizar alunos até os 8 anos de idade, ou seja, até o 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta é que não seja dado foco apenas à leitura mecânica, sem compreensão do conteúdo, mas ensinar as crianças a escrever, ler, interpretar textos e calcular. Para isso, o programa prevê, além da formação dos professores, a utilização de livros didáticos específicos.

SERVIÇO:
Troca de experiência dos professores do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)
Data: neste sábado (3)
Hora: 9h
Local: Emeief Carlos Drummond de Andrade (R. Hatsuey Motomura, SN - Bairro Silveira)

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP).

Nas creches são atendidas atualmente 6,8 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 2.6 mil com idades entre 4 e 5 anos. Já nas Emeiefs, serão atendidas este ano 20,5 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil de 4 a 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emTerça, 08 Outubro 2013 11:32