Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 189
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 190

bannerprefeituraaqui-01

Pronatec abre turmas para formação profissional

Secretaria de Inclusão Social conta com parceria com o Senai A. Jacob Lafer para oferecer cursos aos interessados em conquistar um bom emprego

Santo André, 1º de outubro de 2013 – Uma oportunidade de começar o novo mês com um bom emprego. Este é o principal objetivo dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criados pelo governo federal, dentro do programa Brasil Sem Miséria, para atender todas as cidades. Em Santo André, as aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (7), na Escola Senai A. Jacob Lafer, que oferece os cursos de desenhista mecânico, pintor de imóveis, modelista, agente de inspeção de qualidade e auxiliar administrativo.

Os cursos são gratuitos e têm de dois meses e meio a três meses de duração. Com carga horária mínima de 160 horas e aulas nos períodos da manhã, tarde e noite – com 4 horas de duração, em média –, o participante sai com certificado de conclusão e pronto para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Estamos empenhados para que as pessoas se preparem e consigam melhores oportunidades. Este caminho passa, necessariamente, pela formação contínua de alta qualidade de mão de obra”, aponta a secretária de Inclusão Social, Fátima Grana.

PARA PARTICIPAR – Se uma pessoa tiver interesse em fazer um dos cursos oferecidos pelo Pronatec, em Santo André, é preciso ir a uma sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade. Lá, ela receberá todas as informações necessárias e verificará se o seu perfil é adequado à iniciativa de sua escolha. Também é indispensável preencher vários requisitos: estar desempregado, receber benefícios dos programas federais de transferência de renda, estar cadastrado no CadÚnico, ter alguma deficiência sem impedimento do exercício da função relacionada ao curso, pertencer à comunidade indígena ou quilombolas ou tratar-se de agricultor, extrativista ou pescador e ser jovem em cumprimento de medidas socioeducativas ou adulto em reinserção social.

Inscrição para cursos do Pronatec nos quatro Cras da cidade
São Jorge: São Paulo, 1.116/1.120 – Cidade São Jorge - Telefone 4474-2712
Centro: Rua: Xavier de Toledo, 350 – Centro – Telefone 4433-4550
Vila Luzita: Estrada do Pedroso, 236 – Vila Luzita - Telefone 4455-8527
Recreio/ Miami: Rua Macaco Prego, 34 - Recreio Borda do Campo - Telefone 4457-9880

Sobre a Secretaria de Inclusão Social

Responsável por gerenciar políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Inclusão Social amplia oportunidades aos moradores que enfrentam qualquer tipo de desigualdade. O objetivo central é desenvolver programas para atender pessoas em situação de risco e oferecer apoio psicológico, socioassistencial e socioeducativo à população de todas as idades.

Parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitem o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, ao idoso e aos moradores com deficiências. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência para Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela, que presta serviços de apoio aos moradores em situação de rua, e Centros Comunitário Sacadura Cabral e Tamarutaca.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa:

Última modificação emQuarta, 02 Outubro 2013 08:28