JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 202

Logo 4 2017

Facebook de Santo André atinge marca de 10 mil fãs e supera 13 capitais

Além de ser a mais curtida entre as prefeituras do Grande ABC, fanpage andreense seguiu em alta durante onda de protestos e está à frente de algumas das mais importantes cidades brasileiras

Santo André, 13 de setembro de 2013 – Mesmo diante das grandes manifestações populares organizadas a partir das redes sociais nos últimos meses, a Secretaria de Comunicação manteve a fanpage da Prefeitura de Santo André em contínuo crescimento. Mais curtida entre os perfis oficiais das administrações municipais do Grande ABC no Facebook, a página superou os 10 mil fãs nesta semana. Além de ser a maior da região, a fanpage está à frente de 13 importantes capitais estaduais – Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, Campo Grande, Rio Branco, Belém, Macapá, Teresina, Porto Velho, Boa Vista, Aracajú e Palmas – e se aproxima de Goiânia e Belo Horizonte.

Desde o início do ano, o número de fãs mais que triplicou, passando de 3.140 para 10.060 – até esta sexta-feira (13) – um aumento superior a 218%. Os assuntos mais acessados se referem ao mercado de trabalho, como vagas do CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda), concursos e seleções públicos, cursos profissionalizantes e feiras de adoção de animais. “Acredito que a característica apolítica das nossas publicações foi o fator responsável por amenizar o impacto dos protestos. Nós usamos as mídias sociais única e exclusivamente para a prestação de serviços”, analisa o secretário de Comunicação, Leandro Laranjeira.

As mulheres são maioria entre os fãs: 63%, contra 37% de homens. Do número total, 59% têm entre 25 e 44 anos – o que justifica o teor dos assuntos mais acessados – e mais de 60% afirmam morar em Santo André. “Diante das novas demandas tecnológicas, buscamos adaptar nosso trabalho para as mídias atuais. Nosso objetivo é tornar o canal uma referência no relacionamento com o munícipe”, afirma Laranjeira.

A adaptação na forma de trabalho mencionada pelo titular da Pasta está fundamentada no comportamento dos internautas, que consideram as redes sociais o canal mais efetivo para buscar informações. Segundo dados do IBOPE Media, em janeiro de 2013, páginas de relacionamento e outras agrupadas na subcategoria comunidades – que incluem também blogs, microblogs e fóruns – atingiram mais de 46 milhões de usuários no Brasil, o equivalente a 86% dos navegantes ativos da internet no período, o que representa quase um quarto da população total (196,7 milhões).

Diante do atual cenário, desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André está investindo fortemente na prestação de serviços por meio das redes sociais, tanto na divulgação de ações, quanto no atendimento ao munícipe. “Assim como atendemos as demandas da imprensa, respondemos as dúvidas da população. A relação é direta, o que torna a comunicação com os cidadãos e cidadãs mais próxima e informal. São informações oficiais respondidas no tempo em que o internauta nos procura. Isso agrada e garante credibilidade”, resume o secretário.

INOVAÇÃO – Para viabilizar a agilidade que o munícipe procura quando busca informações pela internet, a página conta com o botão Solicitar Serviços. O aplicativo redireciona o usuário para o Portal de Serviços da Prefeitura, que funciona 24 horas por dia, além do chat, no ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ambos também estão disponíveis no site www.santoandre.sp.gov.br e oferecem comodidade a quem precisa solicitar certidões, segundas vias de documentos, calcular impostos, fazer consultas diversas, obter formulários, entre várias outras opções. Para garantir o andamento das solicitações, um número de protocolo é gerado para cada registro feito virtualmente pelos contribuintes.

Além disso, por meio das páginas no Facebook (facebook.com/PrefeituraDeSantoAndre) e no Twitter (twitter.com/StoAndre), a Administração mantém a população informada sobre os principais acontecimentos da cidade. “Nosso esforço é o de melhorar cada vez mais o diálogo com os adeptos deste tipo de ferramenta. É uma tendência natural e efetiva na comunicação, que não gera custo aos cofres públicos e demonstra o respeito do governo com os munícipes”, conclui Laranjeira.

A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br