Fundação Santo André comemora meio século de ensino

Teatro Municipal de Santo André recebe cerimônia em comemoração ao aniversário de 50 anos da Fundação

Os 50 anos de existência da Fundação Santo André foram comemorados na noite desta terça-feira (19), em evento realizado no Teatro Municipal de Santo André. A instituição de ensino, que desenvolve vários projetos em conjunto com a administração andreense,  principalmente na área da Educação, foi a primeira escola de Ensino Superior da região, criada em 1962 pela própria Prefeitura de Santo André, por meio da Lei Municipal 1.840. Além do reitor da instituição, Oduvaldo Cacalano, estiveram presentes o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Carlos Roberto Panin, e a secretária de Educação em exercício, Sidnei Oliveira, além de professores e convidados.

Segundo estimativas da instituição, aproximadamente 100 mil pessoas  foram formadas pela Fundação Santo André desde o início de suas atividades. A idéia de se criar uma faculdade começou a ser colocada em prática em 1954, quando, por intermédio do Decreto 35.540, de 20 de maio, do prefeito Fioravante Zampol, foi autorizada a abertura da primeira escola de administração local, implementada pelo poder público municipal, concebida como Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André. Após dois anos de funcionamento, a Faculdade de Ciências Econômicas mudou-se para instalações na Praça do Quarto Centenário – onde atualmente fica o Paço Municipal de Santo André.

Fundação Santo André - Em 1962, por meio do projeto de lei  11.356/62, o prefeito municipal instituiu uma fundação de direito público denominada “Fundação Santo André”, criada para ser a mantenedora da Faculdade de Ciências Econômicas – a FAECO - e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André – a FAFIL -, em 1965.

A partir daí, a instituição ganhou sede própria, transferindo-se para as instalações do “Sítio dos Tangarás”, no Bairro Príncipe de Gales, antiga propriedade de Charles Murray - antigo exportador de café –, com cerca de 360.000 m².

Semente - A inauguração oficial da Fundação Santo André aconteceu em 18 de agosto de 1968. Um dos núcleos abrigava a Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas; outro destinou-se à Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras; por fim, o Centro Eletrônico de Processamento de Dados, que seria uma das sementes da informatização no Grande ABC.

A Faeco foi a primeira escola de Ensino Superior da região e teve suas atividades iniciadas nas instalações da Escola Técnica Júlio de Mesquita. Em 1966, a Prefeitura autorizou a instalação da segunda unidade a ser mantida pela Fundação: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL).

Quanto ao Centro de Pós-Graduação, este surgiu em 1990. Com cursos de Atualização, Especialização e MBA - Master Business Administration. No fim dos anos 1990 iniciou-se a transformação das faculdades isoladas, FAFIL e FAECO, em Centro Universitário. À mesma época, criou-se a terceira faculdade – a FAENG, Faculdade de Engenharia Celso Daniel. Em sequência, a Fundação Santo André tornou-se mantenedora do Centro Universitário, que abriga as três faculdades e o colégio.

Projetos

O acesso de cerca de 18 mil alunos da rede municipal a material didático exclusivo é um dos frutos da parceria da Fundação Santo André com a Secretaria de Educação do Município, chamada Formadores do Saber. A iniciativa de sucesso foi reconhecida no prêmio Destaque do Ano – Guia do Estudante, uma das categorias do Prêmio Santander Universidades 2011. O projeto também é responsável pelas aulas de inglês para o Ensino Fundamental e pela implementação dos tablets em duas escolas municipais, em um primeiro momento.

Além disso, a Fundação Santo André  é parceira da Secretaria de Educação no projeto Academia do Conhecimento, para formação de professores, e na contratação de monitores para a Sabina Escola Parque do Conhecimento.

SECOM PSA

Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ' + path + '\'' + prefix + ':' + addy90992 + '\'>'+addy_text90992+'<\/a>'; //--> 0
20/06/2012