Prefeitura de Santo André

Zoonoses promove castração de cães e gatos no Jardim Santo André

Proprietários e cuidadores são orientados através de reuniões com a comunidade, sobre métodos contraceptivos e posse responsável

A Secretaria de Saúde de Santo André, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), promove até a próxima quinta-feira (5), uma ação de castração de cães e gatos no Jardim Santo André. Em parceria com a União Internacional de Proteção Animal (UIPA), clínicas veterinárias conveniadas e associações do bairro, a ação será realizada das 9h às 16h, na Associação Beneficente Jardim Santo André, na Rua Lamartine, nº 81, viela 7. A estimativa dos veterinários da GCZ é que 200 animais passem por procedimento cirúrgico, que em sua maioria é feito de forma rápida e segura.

O objetivo principal desta ação é fornecer orientação sobre posse responsável, divulgar o trabalho de castração com a população, fornecer um lar, evitar o abandono e a procriação indesejada de animais domésticos. Os proprietários e cuidadores são orientados através de reuniões com a comunidade, sobre métodos contraceptivos e posse responsável. Os munícipes interessados passaram por pré-entrevista realizada na sede da associação do bairro e foram orientados a levar  documentos originais como RG, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacina do animal.

A campanha para castração favorece toda a população, pois impede a superlotação do canil municipal e o abandono nas ruas da cidade. A castração é gratuita ou realizada a baixo custo, R$ 80,00, dependendo da situação de moradia e financeira da família. Para animais acima de 20 kg, será cobrado taxa adicional de R$ 40,00, valores subsidiados e que em sua maioria são bem menores aos praticados em clínicas particulares.

Ação permanente

Na sede da Gerência de Controle de Zoonoses, na Rua Igarapava, 239, Valparaíso, a castração é feita durante todo o ano, com média de 250 intervenções cirúrgicas por mês. Os critérios utilizados são os mesmos praticados nessa ação pontual do Jardim Santo André onde é feita análise de renda da família, para posteriormente realizar a castração gratuita ou subsidiada com valores baixos pela GCZ, por veterinários e clinicas associadas.

Mais informações à imprensa:

SECOM PSA
Daniel Betega / José Henrique Mioto
Assessoria de imprensa
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
03/04/2012

Última modificação emSexta, 20 Abril 2012 08:16