Dia D de sensibilização garantiu mais 51 bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro

[img_assist|nid=3267|title=Doação de Sangue no CHM - Voluntário participa da ação de sensibilização para doação de sangue|desc=|link=node|align=left|width=640|height=427]Nesta quarta-feira (1º), equipes do Programa Saúde da Família (PSF), da Prefeitura de Santo André, promoveram o Dia D – Campanha de sensibilização para doação de sangue, que resultou em mais 51 bolsas ao Hemocentro da cidade. Desde às 9h, voluntários partiram da unidade do Jardim Santo Alberto até o Centro Hospitalar Municipal para esta ação de solidariedade.

No total, 85 bolsas estão no estoque, o que permite que o Banco de Sangue opere com plena capacidade. Com a intenção de aumentar ainda mais a quantia, o Hemocentro estendeu seu horário em duas horas, passando a atender das 8h às 15h de segunda-feira a sábado.

Para doar sangue basta levar documento oficial de identidade com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação ou carteira profissional, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, evitando refeições pesadas. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, mulheres da mesma maneira, mas apenas três vezes anualmente.

Carteirinha
Após 30 dias da doação, o Hemocentro do CHM fornece a carteirinha do doador. Caso ocorra alguma alteração nos testes realizados no sangue ou haja necessidade de coleta de nova amostra, uma carta será enviada ao endereço fornecido a fim de que a pessoa compareça ao posto para orientação e encaminhamento médico. O Centro Hospitalar Municipal de Santo André fica na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção.

Daniel Betega

Última modificação emSexta, 03 Setembro 2010 08:56