Programação do Junho Verde promove conscientização sobre preservação ambiental

Atividades começam oficialmente na quarta-feira (5) com lançamento da 2ª edição do Concurso de Fotografias dos Parques de Santo André; ações acontecem em diversos pontos espalhados pela cidade

Santo André, 31 de maio de 2019 - Nesta quarta-feira (5), data em que é celebrado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, a prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Educação e do Semasa (Serviço Municipal deSaneamento Ambiental), dá a partida oficial na programação do Junho Verde com a cerimônia de abertura da exposição com as 20 fotos vencedoras do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, realizado no ano passado, e o lançamento da edição deste ano. O evento acontecerá no shopping Atrium (Giovanni Batistta Pirelli, 155), às 19h, com a presença da orquestra do Projeto Futuração. Confira a programação completa em: www.santoandre.sp.gov.br/junhoverde/.

Na quinta-feira (6), por exemplo, acontece no auditório do Centro de Referência em Educação Ambiental do Semasa (Rua Igarapava, 250, bairro Valparaíso) a palestra “Parece mato, mas é PANC!”, com degustação. PANC é a sigla usada para Plantas Alimentícias não Convencionais, como a Ora-pro-Nobis e a Capuchinha, que são cada dia mais utilizadas na gastronomia. A palestra acontece às 14h. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 4433-9855.

A 7º edição da Caminhada Interparques promete movimentar a cidade no domingo (9), a partir das 8h, no Parque Central. O aquecimento acontece na concha acústica no Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº). A saída dos participantes acontecerá às 9h, com destino ao Parque Celso Daniel (Av. Dom Pedro II, 940), onde à partir das 11h até às 18h, acontecerá a feira vegana, realizada em parceria com o Instituto Acqua. Além de alimentos livres de origem animal, haverá aula aberta de yoga, música instrumental, oficina de jardinagem e troca de mudas.

Para alertar sobre a importância do descarte adequado de resíduos eletrônicos, de 10 a 14 de junho, o Paço Municipal de Santo André será um posto de recebimento destes itens. E, terça-feira (18), no Centro de Referência em Educação Ambiental do Semasa, acontecerá palestra sobre o Licenciamento Ambiental de Santo André. O objetivo do encontro é compartilhar as experiências de Santo André e orientar os participantes quanto aos procedimentos da legislação vigente.

No dia 29, a Escola de Educação Ambiental – Parque Escola promove uma série de atividades em sequência. Haverá oficina de Compostagem, às 10h30, Teatro Infantil “Ecoman e a Princesa Cacareco”, às 11h e às 15h, palestra sobre Cultivo de Orquídeas. Já às 14h ocorre a oficina de observação de aves. Informações e inscrições pelo telefone 3356-9050. O Parque Escola está localizado na Rua Anacleto Popote, 46, bairro Valparaíso.

A orquestra infantil do Projeto Locomotiva encerra a programação com apresentação na Concha Acústica do Parque Central, domingo (30), às 17h. Nesta data o Parque recebe, das 10h às 15h, mais uma edição da feira Eu Amo Eu Adoto, de animais para adoção.

Sabina – A Sabina Escola Parque do Conhecimento (rua Juquiá alt nº 135) também participa do Junho Verde com uma programação intensa aos finais de semana. Em todos os sábados e domingos de junho acontecerá no espaço a exposição interativa “Consumo Consciente”, em que o público terá de descobrir qual o objeto escondido em uma caixa e, a partir daí, receberá informações sobre o processo de produção e recursos naturais utilizados no objeto, os impactos gerados no ambiente, tempo de decomposição e alternativas de consumo.

Também nos finais de semana, os visitantes da Sabina vão poder percorrer o Circuito Pegada Ecológica e, ao seguir as pegadas espalhadas pela Escola Parque, poderá participar de um divertido quiz para medir seus conhecimentos sobre o quanto suas ações cotidiana impactam no meio ambiente.

Além disso, a programação da Sabina traz sessão especial no sábado (8) para comemorar o Dia do Oceano. Às 15h, no Planetário e Cinedome Johannes Keppler acontece a sessão “Kalwoka-Hina: O recife encantado”, uma animação computadorizada, projetada em 180 graus, que oferece uma experiência de imersão ao mundo subaquático, graças à tecnologia dos projetores digitais do espaço localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Texto: Paola Zanei/ PSA

Foto: Júlio BAstos