Nova estação de coleta de Santo André já está em operação no Jardim Irene

Nova estação de coleta de Santo André já está em operação no Jardim Irene Divulgação/Semasa

Unidade é a 21º da cidade; localizado na rua Caminho dos Vianas, ecoponto vai ajudar a combater pontos de descarte irregular de lixo na região, economizando recursos públicos

Santo André, 25 de fevereiro de 2019 – A 21ª estação de coleta de Santo André já está em operação. Localizada na rua Caminho dos Vianas, 340 (ao lado do Cesa), como as outras 20 que existem na cidade, a EC Jardim Irene pode receber recicláveis e materiais volumosos, como pneus, móveis e eletrodomésticos velhos, madeiras, restos de construção e até galões de tinta abertos. A unidade está funcionando de segunda a sábado, das 8h às 16h.

A expectativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é que o novo ecoponto ajude a reduzir o depósito ilegal de lixo em pelo menos quatro pontos viciados que ficam na região. No total, o Semasa gastou R$ 40,6 mil para limpar estes locais em 2018. De apenas em um destes pontos, na rua Angelim, foram removidas 180 toneladas de resíduos, sendo necessárias 59 viagens de caminhão para o transporte do material.

Além da nova estação de coleta, a administração municipal mantém na região o programa Moeda Verde, que atende a comunidade do Jardim Cipreste. Desde maio de 2018, quando foi implantado o programa, os moradores do núcleo entregaram mais de 30 toneladas de recicláveis, o que também tem contribuído para melhorar a limpeza em todo Jardim Irene. Em troca, as famílias receberam 6 toneladas de alimentos hortifrúti.

Uso gratuito – As estações de coleta do Semasa são equipamentos públicos e de uso gratuito, destinadas aos moradores de Santo André. Em 2018, quase 32 mil pessoas usaram o serviço. Até 2020, a expectativa da administração municipal é ampliar o número de estações para 40, facilitando ainda mais a vida dos munícipes. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no site da Semasa. Em todas estações, a população pode depositar até 1m³ de resíduos mensalmente, o equivalente a 10 sacos de 100 litros. Para deixar os resíduos nas estações, é necessário apresentar um comprovante de residência ou transportar o material em um veículo com placas de Santo André.

Texto: Viviane Raymundi

Última modificação emQuinta, 28 Fevereiro 2019 17:34