Planetário de Santo André oferece minicurso preparatório de professores para XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia

Atividade é destinada a professores das redes pública e privada; inscrições gratuitas podem ser feitas até 14 de fevereiro

Santo André, 5 de fevereiro de 2019 – O Planetário e Cinedome de Santo André está com inscrições abertas para o minicurso destinado a professores da rede pública e privada que lecionam no Ensino Fundamental I (ciclo II) e participarão, junto de seus alunos, da XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, prevista para o dia 17 de maio. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 14 de fevereiro. As fichas de inscrição podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com título “Minicurso preparatório OBA 2019”. Os professores do Ensino Fundamental II também poderão participar, porém, os assuntos abordados serão focados nos conteúdos direcionados para estudantes do Ensino Fundamental I (nível I e II, conforme nomenclatura da Olimpíada).

Em sua sétima edição, o minicurso oferecerá 230 vagas por sábado, 60% para professores da rede municipal de Santo André e 40% para os demais educadores. Segundo os organizadores, a programação contará com parte dos conceitos de Astronomia, de acordo com o programa da Olimpíada. O encontro será realizado no dia 16 de fevereiro ou 23 de fevereiro, das 8h00 às 10h00, no Planetário e Cinedome de Santo André, uma vez que o Planetário está localizado dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento, na Rua Juquiá, s/n, na Vila Eldizia, em Santo André.

Sucesso de 2013 a 2018 – De 2013 a 2018, com o surgimento do Planetário na cidade de Santo André, a cidade vem aumentando a cada ano a participação dos alunos da rede pública municipal na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Além disso, o quadro de medalhas acumuladas nesses anos ultrapassa de 1380, sendo a cidade de Santo André a única cidade no Brasil que possui mais medalhas se comparada com a quantidade de medalhas obtidas pela rede particular da mesma cidade.

Por causa do sucesso significativo para com o aprendizado dos alunos e, por consequência, do aumento no quadro de medalhas, neste ano o Planetário e Cinedome de Santo André repetirá o curso para professores.

Sobre a Olimpíada – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que em 2019 chega à 22ª edição, é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. A competição é aberta para participações de escolas públicas ou privada. Para que os alunos possam participar, a unidade precisa se cadastrar no site da www.oba.org.br, indicando um professor como contato. Os educadores interessados também devem inscrever sua instituição no site, onde consta o regulamento completo.

O minicurso é uma iniciativa do Planetário e Cinedome de Santo André, por meio da Sabina Escola Parque do Conhecimento e Secretaria da Educação da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 4422-2017.

Serviço:

Minicurso destinado a professores do Ensino Fundamental I, ciclo II que participarão junto de seus alunos da XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Inscrições gratuitas até 14 de fevereiro (ou enquanto houver vagas) de acordo com a ordem de chegada da ficha de inscrição devidamente preenchida: interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Data: 16 de fevereiro de 2019 ou 23 de fevereiro de 2019, das 8h00 às 10h00.

Local: Planetário e Cinedome de Santo André, junto à Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).

Estacionamento gratuito.

Mais informações: (11) 4422-2001