Prefeitura firma convênio com CPTM para construção de nova estação de trem em Santo André

Próximo passo é a publicação do edital de Manifestação de Interesse Privado, para viabilizar elaboração do projeto executivo da obra

Santo André, 21 de janeiro de 2018 – A Prefeitura de Santo André e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) firmaram convênio visando a construção de uma nova estação de trem na cidade, entre as estações Capuava e Prefeito Celso Daniel - Santo André da linha 10-Turquesa.

Desde o início da atual administração, o prefeito Paulo Serra procurou o Governo do Estado e a Secretaria de Transportes Metropolitanos com o objetivo de viabilizar o processo de implantação da nova estação. Por meio de diversas reuniões técnicas com as equipes de projetos da CPTM, ficou acordada uma cooperação mútua para viabilizar a construção, oficializada agora com a assinatura do convênio.

O objetivo da Prefeitura é contar com o apoio da iniciativa privada para viabilizar o próximo passo da iniciativa, que é a elaboração do projeto executivo da futura estação. Nas próximas semanas, a administração irá publicar edital de Manifestação de Interesse Privado (MIP) para que empresas dispostas a elaborar o projeto possam se apresentar.

“Mais um importante avanço para a Mobilidade Urbana de Santo André. Agora, com o aval da CPTM, poderemos desenvolver o melhor projeto e buscar as parcerias necessárias para a construção da estação, que reorganizaria o fluxo das linhas municipais, desafogando o fluxo especialmente no Centro da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Com criatividade e boa gestão estamos tentando viabilizar esta obra sem dinheiro público, uma vez que o Estado ainda não garantiu os recursos”, concluiu.

A iniciativa privada vai elaborar o projeto da nova estação com supervisão da CPTM e da Prefeitura. A área para a execução da nova estação será definida após a elaboração do projeto, mas a expectativa é que a mesma seja instalada na região onde funcionava a antiga Parada Pirelli, desativada em 2006.

Texto: Tiago Oliveira
Foto: Divulgação/CPTM