Semasa interdita empresa de remoção de entulho por falta de licença ambiental

Situada na rua Lauro Muller, atividade já havia sido multada em quase R$ 20 mil pela autarquia

Santo André, 8 de novembro de 2018 - O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou nesta quinta-feira (8) a empresa J.C. Remoções, na rua Lauro Muller, 891, Vila Palmares, por operação sem licença ambiental. A empresa atuava com recebimento e transbordo de restos de material de construção, entre outros. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Departamento de Engenharia de Tráfego.

Em maio do ano passado, a fiscalização ambiental do Semasa já havia interditado o local em decorrência de várias autuações emitidas por operação sem a devida licença, mas a atividade pôde ser reaberta após a empresa ingressar na autarquia com a solicitação de licenciamento. Na ocasião, o responsável assinou o termo de compromisso ambiental, visando a regularização. O pedido de licenciamento foi analisado e indeferido por falta de uma série de documentos, entre eles o relatório de ações de controle por causa de suas fontes de poluição por ruído. A empresa usa na sua atividade retroescavadeiras e caminhões basculantes.

A empresa foi notificada do indeferimento e, na semana passada, após o prazo de 30 dias legais para recurso, a J.C. Remoções recebeu uma autuação (multa) de 5 mil FMPs (R$ 19.263,50). Mesmo assim, os administradores do local não se manifestaram e mantiveram a atividade irregular.

Nesta quinta-feira, a empresa teve todos os seus acessos lacrados e agora só poderá voltar a atuar com a licença ambiental emitida pelo Semasa.

Texto: Viviane Raymundi

Fotos: Divulgação/Semasa