Alunos da rede municipal recebem homenagem por participação nos Jogos Escolares

Mais de 300 jovens puderam conhecer atletas renomados e receber os cumprimentos pelo papel desempenhado na competição

Santo André, 5 de novembro de 2018 – Para marcar o fim da 49ª edição dos Jogos Escolares de Santo André, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, realizou nesta segunda-feira (5) uma homenagem para mais de 300 alunos da rede municipal de ensino que participaram da competição. Cerca de 2 mil alunos de 30 escolas municipais marcaram presença nos Jogos Escolares, que contou também com alunos de escolas particulares. O mini handebol feminino, categoria pré mirim, foi o grande destaque da rede municipal, obtendo as quatro primeiras colocações.

Para abrilhantar a festa, as crianças puderam conhecer o dia a dia de diferentes atletas, como a campeã mundial e medalhista olímpica, Janeth Arcain, do basquete. O lado paraolímpico também esteve representado com o atleta de futebol de 5, David Farias Costa, que é deficiente visual, e Luis Cardoso, da paracanoagem. Completaram o time, esportistas do tênis de mesa e vôlei, que dividiram suas vivências e experiências com os jovens.

"Aprovamos um projeto para que os Jogos Escolares de 2019 seja ainda mais grandioso. Receberemos através do incentivo fiscal de empresas um apoio e assim entregaremos às crianças uma competição ainda melhor para o orgulho de Santo André", comentou o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.

Já a secretária de Educação, Dinah Zekcer, elogiou o trabalho dos professores de Educação Física no dia a dia dos alunos. "Estes profissionais através muitas vezes das brincandeiras ensinam muito para as crianças e a participação de todos nos Jogos é muito importante, independente da modalidade de cada um", enfatizou.

No total, 78 escolas garantiram participação neste ano com cerca de 7 mil alunos, de 8 a 17 anos, que disputaram 12 diferentes modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, tênis de mesa, vôlei e xadrez. "Através da minha professora que cheguei alto na carreira. Quando eu era criança não imaginava onde iria chegar. Crianças, acreditem em seus sonhos, se dediquem e lutem", afirmou a ex-jogadora Janeth Arcain.

Na abertura, ainda em agosto, a honra de conduzir a tocha e acender a pira olímpica coube a Edson Bindilatti, especializado em bobsled, modalidade disputada por trenós que deslizam no gelo.

Texto: Guilherme Menezes
Fotos: Alex Cavanha/PSA